Em
Correio de Azeméis

21 Mar 2022

Construir o futuro

CDS

antónio pinto moreira *

Quem passa pela Praça José da Costa e Jardim Público já pode vislumbrar no que se poderia transformar aquela área de cidade, numa área com amplitude, de sol radioso de todas as direções. Mas não, por decisão política irá ser outra coisa, atrofiada, sombria e acanhada.

A demolição do mercado municipal destina-se a fazer um equipamento que também vai albergar um mercado municipal. Ali vai nascer, para uns é um Centro Coordenador de Transportes, para outros, pomposamente, uma “Estação Intermodal de Transportes” e também há quem utilize um anglicismo para dizer que vai ser um pick and go.
Quem passar agora aproveite para tirar fotos para ficar pelo menos com uma ideia.
O Cine Teatro Caracas vai prosseguindo com as suas obras e saúda-se. Já se começa a perceber a arquitetura exterior, não há dúvidas que a Câmara estará a fazer o maior esforço para que aquela seja uma obra emblemática. Esteve no auge há umas décadas atrás, depois entrou em letargia e agora aguarda-se o seu reaparecimento com estilo, o charme será naturalmente o dos oliveirenses.
Parece certo que este ano não vai haver Mercado à Moda Antiga. E pode-se perguntar porquê, mas as respostas é que não saem. A vida associativa esteve congelada, o que significa todos os grupos e associações, pessoas e famílias que gostam da cultura popular. O Mercado à Moda Antiga foi um grande sucesso, atingiu um nível muito elevado da organização coletiva. Foi e já constituía um ponto de encontro multigeracional. 
A ser verdade a não realização, acho que a Câmara tem de explicar muito bem as razões e essas têm de ser plausíveis. Se não convencer, então ficará sob indícios de apagamento do passado, de esquecer o que de bom se fez e enterrar um investimento já de décadas, apenas e só por uma questão de bandeira político partidária.  
 * Presidente da comissão política Concelhia do CDS-PP

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024
800 pessoas coloriram as ruas de Cucujães
22/04/2024
Confraria das Papas de S. Miguel celebrou a Primavera
22/04/2024