Construir o futuro

CDS

António Pinto Moreira *

No concelho de Oliveira de Azeméis temos constituídas três Uniões de Freguesias que resultaram de agregações de dez freguesias.
Já foram por demais dirimidas razões a favor e contra. A verdade é vieram depois de mais um colapso financeiro português que ocorreu pela mão daqueles que já traziam experiências anteriores nesta matéria, o Partido Socialista.
O PS do nosso concelho sempre fez política com isto. Primeiro para criticar quem estava no poder autárquico acusando de aceitar sem discutir. Agora que o PS está no poder o que faz? Empurra para os Presidentes da Uniões discutirem e resolverem. Primeiro, é uma aberração, pois esses Presidentes não têm qualquer poder de decisão nem competências para tal. São as Assembleias, as de Freguesia e as Municipais. Os Presidentes de Junta são, neste caso, meros executivos das deliberações emanadas das respetivas Assembleias.
O CDS entende que este assunto não deve ser politizado. Os Partidos Políticos devem-se abster de dividendos políticos em campo que é ultrapartidário. Devem ser os fregueses com sentido de cidadania que devem tomar a iniciativa. Mas como é que isto se faz? Ora sabemos que é cada vez maior o afastamento da vida pública. Quando nas eleições a proporção entre os que vão votar e os que não vão votar anda meio por meio! Como vamos agora esperar que as pessoas saiam de casa para pensarem e alinharem se a sua freguesia deve estar em A ou em B? 
Para as gerações mais maduras a freguesia era a escola primária que todos frequentaram, a igreja onde fizeram formação cristã, os caminhos e ruelas onde se jogava futebol tosco, mas, ainda assim era futebol, o rio onde se aprendeu a nadar. Para as novas gerações, qual é o sentido de pertença de freguesia? De forma muito generalizada, a freguesia é a casa dos pais…e mais não é preciso dizer.
 * Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
‘Feirinha de Natal’ levará o encanto a Travanca
25/11/2022
Um ferido numa colisão entre três veículos
25/11/2022
Gonçalo Noites está no caminho de mais uma medalha
25/11/2022
João Paulo Silva sucede a Luís Filipe Oliveira como Presidente da Ordem dos Advogados
25/11/2022
Filipa Oliveira é vice-campeã do mundo em Acrodance
25/11/2022
“Parque Natal”: espetáculos com levantamento prévio de bilhetes
24/11/2022
Mau tempo vai deixando marcas no concelho
23/11/2022
Nadador da Oliveirense é campeão regional
23/11/2022
PUB