Construir o futuro

CDS

António Pinto Moreira *

No concelho de Oliveira de Azeméis temos constituídas três Uniões de Freguesias que resultaram de agregações de dez freguesias.
Já foram por demais dirimidas razões a favor e contra. A verdade é vieram depois de mais um colapso financeiro português que ocorreu pela mão daqueles que já traziam experiências anteriores nesta matéria, o Partido Socialista.
O PS do nosso concelho sempre fez política com isto. Primeiro para criticar quem estava no poder autárquico acusando de aceitar sem discutir. Agora que o PS está no poder o que faz? Empurra para os Presidentes da Uniões discutirem e resolverem. Primeiro, é uma aberração, pois esses Presidentes não têm qualquer poder de decisão nem competências para tal. São as Assembleias, as de Freguesia e as Municipais. Os Presidentes de Junta são, neste caso, meros executivos das deliberações emanadas das respetivas Assembleias.
O CDS entende que este assunto não deve ser politizado. Os Partidos Políticos devem-se abster de dividendos políticos em campo que é ultrapartidário. Devem ser os fregueses com sentido de cidadania que devem tomar a iniciativa. Mas como é que isto se faz? Ora sabemos que é cada vez maior o afastamento da vida pública. Quando nas eleições a proporção entre os que vão votar e os que não vão votar anda meio por meio! Como vamos agora esperar que as pessoas saiam de casa para pensarem e alinharem se a sua freguesia deve estar em A ou em B? 
Para as gerações mais maduras a freguesia era a escola primária que todos frequentaram, a igreja onde fizeram formação cristã, os caminhos e ruelas onde se jogava futebol tosco, mas, ainda assim era futebol, o rio onde se aprendeu a nadar. Para as novas gerações, qual é o sentido de pertença de freguesia? De forma muito generalizada, a freguesia é a casa dos pais…e mais não é preciso dizer.
 * Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Família socialista reuniu-se para celebrar abril
26/04/2024
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024