Construir o futuro

CDS

Clemente Pinto

Um Mundo complicado 
Em 1712 Abbé de Saint-Pierre publicou um livro intitulado “Projecto para tornar a Paz perpétua na Europa” no qual caracterizou essa ideia, a qual se consubstanciava num Senado da Europa com 24 senadores correspondendo um a cada um dos 24 Países (entre os quais Portugal).

Constatámos que a ideia não mereceu acolhimento e os conflitos mantiveram-se por muito tempo e só após a II Guerra Mundial o projecto de uma União Europeia viria a nascer, precisamente com o mesmo objectivo de garantir a Paz no Continente.
A mesma intenção foi realizada pela Grã-Bretanha sem a restrição geográfica tendo nascido a Commonweath que abrange Países espalhados pelo Mundo, unidos em redor da Grã-Bretanha e da Rainha que agora faleceu.
Mais recentemente e em sentido inverso, a ideia de Império e de domínio voltou a surgir com muito vigor e o Mundo encontra-se confrontado com conflitos que nos remetem para um passado de pesadelos que já não julgávamos possível.
O Brasil comemora esta semana os 200 anos da independência, um projecto de que Portugal se deve orgulhar pelo que ajudou a preservar e a construir, passando o testemunho na hora certa … e que tarda a ser o grande País que é.
Neste cenário tão complicado, temos de adoptar e exigir uma postura de grande responsabilidade a cada um e a todos, para que o projecto da Liberdade e da Democracia se aprofunde e para que a Paz se concretize a uma escala global e de forma perpétua.
Queria terminar lembrando recomendações do Professor Adriano Moreira para que acreditemos sempre no respeito pela Humanidade e para não desistir até que “o poder da palavra seja capaz de vencer a palavra do poder” … e, também, felicitá-lo pelo seu 100º aniversário.
 * Presidente da Mesa do Plenário concelhio do CDS

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
‘Feirinha de Natal’ levará o encanto a Travanca
25/11/2022
Um ferido numa colisão entre três veículos
25/11/2022
Gonçalo Noites está no caminho de mais uma medalha
25/11/2022
João Paulo Silva sucede a Luís Filipe Oliveira como Presidente da Ordem dos Advogados
25/11/2022
Filipa Oliveira é vice-campeã do mundo em Acrodance
25/11/2022
“Parque Natal”: espetáculos com levantamento prévio de bilhetes
24/11/2022
Mau tempo vai deixando marcas no concelho
23/11/2022
Nadador da Oliveirense é campeão regional
23/11/2022
PUB