Em
Correio de Azeméis

29 Sep 2022

Construir o Futuro

CDS

Clemente Pinto *

O dever da Esperança
O CDS sempre foi um partido de pessoas e de causas. As preocupações de natureza ambiental (colhidas, por exemplo, nas ideias do Arq. Ribeiro Telles), o respeito pela nossa História e por um sentido de responsabilidade individual e colectiva para com as futuras gerações (Adriano Moreira) são um legado que deve permanecer.

O Estado somos nós e é cada um de nós; há um misto de responsabilidade colectiva e individual, não cabendo ao Estado garantir o que deve ser a obrigação individual de cada um.
Avizinham-se tempos de enorme dureza em que a solidariedade vai ser de extrema importância: os nossos anseios imediatos devem ser ponderados face à conjuntura e às carências que se vão agravar em vários sectores sociais.
É sabido que as IPSS estão confrontadas com um crescente número de famílias e pessoas totalmente desamparadas e que encontram nessas instituições algum apoio para poder sobreviver (IPSS que se diz terem sido esquecidas pelo PRR).
O CDS sempre dedicou uma enorme atenção ao sector social e à importância destas Instituições que acompanham os mais frágeis para que não sejam trucidados pela sociedade de consumo que caracteriza o mundo actual.
A capacidade de olhar e escutar o outro para, depois actuar em conformidade, no sentido de que haja um lugar para todos neste Mundo que vamos construindo diariamente (na esteira do conceito de Simpatia de Adam Smith).
As décadas de aprofundamento da Paz e da Estabilidade foram dando lugar a um Mundo de confronto quase generalizado, faltando a capacidade de construir pontes, como se o diálogo deixasse de fazer parte do nosso quotidiano.
Tal como Eça de Queirós sugeria em “A Cidade e as Serras”, não compete aos “zingarelhos” fazer o nosso trabalho e voltando a Adam Smith “o senso do dever” tem de valer. O tempo urge !
 * Presidente da Mesa do Plenário concelhio do CDS

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
‘Feirinha de Natal’ levará o encanto a Travanca
25/11/2022
Um ferido numa colisão entre três veículos
25/11/2022
Gonçalo Noites está no caminho de mais uma medalha
25/11/2022
João Paulo Silva sucede a Luís Filipe Oliveira como Presidente da Ordem dos Advogados
25/11/2022
Filipa Oliveira é vice-campeã do mundo em Acrodance
25/11/2022
“Parque Natal”: espetáculos com levantamento prévio de bilhetes
24/11/2022
Mau tempo vai deixando marcas no concelho
23/11/2022
Nadador da Oliveirense é campeão regional
23/11/2022
PUB