João Rebelo Martins *
Como social-democrata, identifico-me com um país onde o Estado seja um elemento que exerça o seu poder em tudo o que possa ser estrutural numa sociedade, por forma a manter o equilíbrio social e a imagem para o exterior; que tenha a mente aberta para a iniciativa privada; e que seja um regulador. Como a economia se comporta como as estações do ano, um Estado que seja flexível o suficiente para ser forte em épocas de crise, no Inverno, e deixar o mercado seguir o seu rumo em fases de crescimento, como é a Primavera e a altura das colheitas.
O Estado são as suas organizações e instituições, somos nós que pagamos impostos e que votamos em pessoas que vão usar da forma correcta os recursos disponíveis, promovendo o bem-estar geral.
Na social-democracia o que é importante são as pessoas e, por isso, é uma corrente ideológica que não deixa ninguém para trás.
A figura mais próxima que temos do Estado é, a meu ver, o poder autárquico. E o que referi aplica-se da mesma forma e na mesmo proporção. Estamos numa altura de crise, onde o Estado deve ser mais presente.
A CMOA desafiou recentemente a população oliveirense a vestir-se com trajes antigos e celebrar o Mercado à Moda Antiga. O Mercado à Moda Antiga era uma fonte de receita importante de associações que, muitas vezes, substituem o Estado na acção social, desporto, cultura popular, etc..
Qual foi o investimento da CMOA neste MMA? Só não é zero porque as pessoas da comunicação da CMOA ganham um salário e gastaram parte do seu tempo a fazer um post no Facebook com esta informação. A mesma autarquia cedeu o terreno do Grand Plaza, na rotunda do Rainha, para uma empresa construir um grande prédio e a comunicação do PS poder usar o argumento que resolveu um problema do passado.
Aqui, qual foi o investimento da CMOA? 1.000.000 €. Como social-democrata não posso aceitar um Estado que seja forte com os fracos e fraco com os fortes. E, infelizmente, é o Estado que temos.
* vice-Presidente da CPC do PSD
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Kazu pode estrear-se hoje na Oliveirense
25/03/2023
“Oliveira de Azeméis é um símbolo do empreendedorismo em Portugal”
24/03/2023
Afonso Azevedo já corre no Campeonato Nacional
23/03/2023
Nadador oliveirense no pódio do Interdistrital de Inverno
23/03/2023
Bomba de gasolina assaltada em Pinheiro da Bemposta
22/03/2023
Serginho A. eleito o Melhor Jovem de fevereiro da Liga 2
22/03/2023
Bloco de partos do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga alvo de investimento
21/03/2023
Prisão preventiva por tráfico de estupefacientes junto a escolas de Oliveira de Azeméis
21/03/2023
PUB
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo