Desilusão

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

“Portugal é de confiança, tem estabilidade e contas certas”. O rodapé com esta afirmação aparecia no ecrã da têvê. Por cima deste, uma outra afirmação. “Caos no aeroporto de Lisboa”, com dezenas de voos cancelados e muitos turistas a afirmarem-se irritados, e a relatar que nem informação tinham. 
Somos assim. Vendemos bem a ideia de que somos um país bom para visitar e viver e depois espalhamos na toalha todo o tipo de nódoas. Nós, portugueses, estamos mais do que habituados (lamentavelmente!). Os estrangeiros não terão essa tolerância. São convidados a viver num país que se permite ao luxo de ter em permanência cancelamentos de voos, que se precisarem do serviço de saúde, para um parto por exemplo, terão que percorrer vários hospitais até encontrar um com capacidade para o servir. Como agora, em pleno verão, o hospital do Algarve a fechar o serviço de pediatria. Uma criança estrangeira a passar férias não tem assistência se necessitar! Lamentável. 
E a desilusão maior é que não corre mal pela falta de dinheiro, como disse o ministro das finanças. É mesmo pela incapacidade crónica que temos de saber gerir. 
Mais de dois milénios depois, continuamos a ser aquela gente que não se sabe governar, nem deixa que a governem. Como disse o cônsul romano ao seu imperador. 
Dói. Para quem estima o seu país, olha-se com desilusão e preocupação. Pois o nosso presente e futuro está em muito no turismo. Está também dependente do investimento estrangeiro. Por isso é ainda mais preocupante a repetida desorganização dos nossos serviços públicos. De comissão em comissão, de discurso em discurso, de promessa em promessa. Não se vê luz ao fundo do túnel! 
  * Jornalista, presidente da  Associação  Nacional da Imprensa Regional “
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024