Docente acusado de tráfico de influência

Destaques Concelho

Lecionava num dos agrupamentos

Um professor de um dos Agrupamentos de Escolas de Oliveira de Azeméis foi acusado pelo Ministério Público de tentar corromper funcionários da Direção Regional da Educação do Norte (DREN) para obtenção de aposentação por invalidez. 
Em nota publicada no site da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP), é referido que o docente é denunciado por crime de tráfico de influência e falsificação de documentos, com mais dois arguidos, um dos quais irá responder apenas pelo primeiro crime.
O Ministério Público considerou que o arguido, em situação de baixa médica, pretendia obter a aposentação por invalidez e não regressar ao serviço. O professor solicitou aos outros dois arguidos, uma funcionária pública, jurista da Direção de Serviços de Assuntos Jurídicos e Contencioso da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Ministério da Educação, e um conhecido desta arguida, que teria relações de parentesco com um funcionário da DREN, que “movessem a respetiva influência junto de funcionários” daquele organismo.
“Para esse efeito, entre os anos de 2015 e 2017, entregou-lhes quantias pecuniárias em várias tranches, totalizando o valor de 7200 euros, valores estes que eram creditados na conta da arguida, por depósitos, com a menção a nomes e rubricas falsas”, pode ler-se na mesma nota.
De acordo com a investigação, os valores referidos ficaram na posse dos segundos arguidos, que os dividiram entre si, apesar do pedido de aposentação por incapacidade, que o primeiro arguido pretendia, ter sido indeferido.
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Oliveirense jogou no Torneio do Centenário do Beira-Mar
26/09/2022
Álvaro Rocha eleito presidente
26/09/2022
Martinez garantiu o ponto a acabar
26/09/2022
Filipe Alves multado e suspenso por 23 dias
26/09/2022
Vítima teve de ser desencarcerada
26/09/2022
Sem-abrigo de novo ao relento
26/09/2022
Vilarinho de S. Luís é ‘Aldeia de Portugal’
26/09/2022
Ao lado da comunidade oliveirense há 15 anos
26/09/2022
PUB