“É Preciso uma Gala da Cultura do Concelho…”

O Comentário à Notícia

Ana Correia*

Caro/a leitor/a quero dar destaque a um evento realizado no passado dia 26 de maio, pelas 21h, no Auditório Diamantino Melo em Carregosa e que mereceu foto de destaque na capa deste jornal Concelhio – Correio de Azeméis, do dia 30/05/2023. Esta Gala como reporta a divulgação emitida pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro na sua página oficial de Facebook, visou “homenagear escritores/as locais, leitores/as em destaque da Biblioteca Municipal e outras entidades ligadas à cultura e às letras.”

Tive a oportunidade de estar presente na excelente iniciativa, não só como mera expetadora, mas como membro que colaborou com o Projeto das “Cãoleituras”, dirigido essencialmente para crianças com dificuldades na leitura, já que a minha cadela Ariel, foi uma das cadelas que integrou este projeto, “viajando” com os mais novos na carrinha itinerante que, ainda hoje, leva semanalmente a Biblioteca às Escolas do concelho. 
“O Palco das Letras” mostrou ser um evento de reconhecimento, de homenagem, de conhecimento e inspiração para todos os que ali estavam presentes. Quem ali estava, com certeza, conhecia a atividade que esteve envolvido/a, mas não conhecia os outros projetos, outros autores, outros membros, inclusivamente a história em vídeo do contributo que Ferreira de Castro deu a Oliveira de Azeméis. Naquele auditório, não houve tempo para ter sono, foi uma verdadeira maratona de reconhecimento literário, em que dos mais pequenos aos mais graúdos “transpiraram cultura”.
O que me questiono é porque não existir um evento de cultura no Concelho de Oliveira de Azeméis em vez de existir apenas um evento cultural essencialmente literário? Porque não existir a Gala da Cultura do Concelho?
A Cultura que nos últimos anos esteve guardada na gaveta, onde só se fazia o que se podia, provocado também pela pandemia, há que neste momento arregaçar as mangas e fazer jus àquilo que também faz evoluir a sociedade, contribuindo para gerar conhecimento entre gerações, bem como o exercício do pensamento crítico e um forte impulso para o relacionamento interpessoal, tão fundamental para vivermos em comunidade.
É preciso uma Gala Cultural que destaque o que de melhor temos e fazemos no nosso Concelho, não só de literatura, mas de cultura musical, teatral, de dança, etc. realçando num evento único os costumes, tradições, e evolução cultural no concelho ao longo dos anos. Deixo aqui a dica ao Executivo Camarário, para a promoção deste evento que deverá marcar a partilha e articulação entre freguesias, tornando um marco de homenagem do município à cultura oliveirense! 
* Mestre em Educação de Adultos e  Intervenção Comunitária, Gestora da Qualidade, 
Atleta do Núcleo de Atletismo de Cucujães

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
Francisco Pinto Balsemão no 'À Conversa Com..' adiado para 07 de fevereiro
20/09/2023
Oliveirense afastada nas meias-finais
18/09/2023
Fajões apresenta-se aos adeptos
18/09/2023
Adeptos do Pinheirense quiseram conhecer o plantel
18/09/2023
Margarida Oliveira entre as melhores nacionais
18/09/2023
Regina Gilvaz e Ângelo Araújo conquistam pódios no Distrital
18/09/2023
André Costa no 2º lugar na Bélgica
18/09/2023
Macieirense estagiou em Mira
18/09/2023
PUB