Equipamentos fechados e eventos cancelados

Concelho

Oliveira de Azeméis continua a fazer parte dos 121 concelhos de alto risco e o presidente da Câmara Municipal anunciou, na semana passada, novas medidas restritivas para impedir que a situação da Covid-19 no concelho se agrave. “As novas medidas enquadram-se naquilo que já foi determinado e procuramos também ser ainda mais restritivos, indo mais longe nas medidas que pretendemos adotar”, declarou Joaquim Jorge. As medidas anunciadas pelo executivo na conferência de imprensa do dia 04 de novembro vão ser reavaliadas permanentemente, segundo o despacho assinado por Joaquim Jorge, de forma “a adequar a sua eficácia à evolução da situação e à realidade com que o município seja confrontado”. Os parques infantis estão encerrados, assim como o Skate Park, campos de basquetebol e equipamentos de manutenção física. Os bancos e as mesas dos espaços públicos continuarão vedados e as instalações sanitárias públicas encerradas. As piscinas municipais também fecham portas e todas as aulas e atividades abertas à população ficam sem efeito. Há apenas permissão para os treinos associados às competições desportivas. O edil declarou também que a maioria dos equipamentos municipais vão ficar encerrados, como é o caso da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a Casa Museu Ferreira de Castro, a Loja Interativa de Turismo, o Arquivo Municipal, o Berço Vidreiro, o Centro Lúdico, a Loja Ponto Já e o SIAC (Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor). É obrigatória a suspensão de todas as atividades de lazer ou turismo promovidas pelo município, bem como a realização de visitas de estudo e passeios promovidos pelas Juntas de Freguesia. A Câmara Municipal decidiu, ainda, manter aberto o atendimento presencial no Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM) com a obrigatoriedade do atendimento por marcação e de acordo com as regras de segurança. Contudo, segundo informações do despacho, deverá “privilegiar-se a prestação dos serviços de atendimento aos munícipes através dos meios digitais e de atendimento telefónico pelas linhas dedicadas para o efeito”. Feiras do concelho mantêm-se em “prol da economia” Quanto ao encerramento das feiras e dos mercados, o governo delegou na semana passada essa responsabilidade aos municípios e o presidente da Câmara Municipal afirmou que estas atividades vão continuar em “prol da economia” do concelho de Oliveira de Azeméis. É o caso da Feira dos 19, em Cesar, e a Feira dos 27, em Nogueira do Cravo. “Temos consciência de que, para além de um problema de saúde pública, temos um problema na economia. Havendo a possibilidade de compatibilizar a saúde e a economia, devemos fazê-lo”, afirmou Joaquim Jorge. “Foi isso que fizemos neste caso concreto mas, se sentirmos que as pessoas não estão a cumprir aquilo que está determinado, o que vai acontecer é que a nossa posição vai ser alterada e a realização destas feiras vai ser impedida”, alertou. Novos eventos suspensos até 30 de novembro Nenhum dos eventos que já estavam agendados até à data da conferência de imprensa foi cancelado. No entanto, até ao dia 30 de novembro, há restrições no que respeita ao agendamento de novas iniciativas cuja organização esteja ao encargo do município, como concertos, formações, workshops, conferências e peças de teatro. Estas restrições são alargadas às juntas de fzreguesia, que têm a responsabilidade de notificar as entidades culturais e desportivas para que promovam a suspensão da realização de novos eventos até ao dia 30 de novembro. Da mesma forma, as reuniões quinzenais da Câmara Municipal passam a ser realizadas através de videoconferência. Serviço de assistência à população mais vulnerável reativado Para além de todas as medidas anunciadas, há políticas Covid-19 que vão ser reativadas, como é o caso da assistência à população sénior, um grupo de risco mais vulnerável perante a doença. O serviço de estafetas, em articulação com a rede de parceiros sociais existente, composto por recursos humanos da autarquia, das instituições sociais e outras entidades, destina-se a “auxiliar pessoas idosas”, “evitando as suas deslocações para a compra de bens de primeira necessidade, medicamentos e pagamento de faturas”. Para solicitar este serviço, pode fazê-lo no horário normal de funcionamento da Divisão Municipal da Ação Social (09h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30) através dos números 932 530 901 ou 932 530 905 ou do e-mail dmas@cm-oaz.pt.

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