Escola Livre prepara o centenário

Destaques Desporto Escola Livre de Azeméis

Em dia de aniversário, a Escola Livre distinguiu três sócios: Manuel Sousa e Armando Graça como sócios de mérito e Marcelino Brandão como sócio honorário

Jantar comemorativo do 99º aniversário juntou mais de 140 pessoas

A Escola Livre de Azeméis celebrou com um jantar, realizado na noite de sábado, o seu 99º aniversário, data assinalada dois dias antes. Mais de 140 pessoas, entre atletas, sócios e amigos, marcaram presença nas celebrações.

A Azeméis TV/FM acompanhou o evento em que foi homenageado o passado e começaram a ser desenhadas as ações de comemoração do centenário do clube. A grande novidade da noite foi a apresentação da intenção da direção da Escola Livre lançar um livro que retrate aquilo que foram 100 anos de histórias ao lado dos oliveirenses. 
O vereador do Desporto da câmara municipal, Hélder Simões, enalteceu o “trabalho muito intenso de uma direção que tudo fez para recolocar a Escola Livre no patamar onde deveria estar”, garantindo que “a Escola Livre e a câmara municipal tudo farão para levar os projetos do clube a ‘bom porto’”. Já o presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Manuel Alberto, realçou a capacidade de “renascer uma escola que se quer livre e presente na nossa comunidade”. Durante o jantar foram homenageados três sócios. Manuel Sousa e Armando Graça como sócios de mérito e Marcelino Brandão como sócio honorário.

“Reunir 147 pessoas enche-nos de orgulho porque percebemos que o clube não está a crescer só desportivamente e está a crescer com simpatizantes. Não há futuro sem ter consideração pelo passado e história da instituição. Entendemos que as homenagens devem ser feitas em vida e não depois de nos deixarem. Fazia sentir reunir esses pioneiros que reergueram o clube na década de 70 e que foram uns heróis”. 
Paulo Martins, presidente da Escola Livre de Azeméis

“A ideia do livro está a pairar desde a primeira eleição desta direção. O desafio foi proposto e começámos a reunir pessoas que poderiam ajudar nesse sentido. Convidámos essas pessoas com a esperança de que aceitassem”. 
Jorge Guerreiro, secretário da direção da Escola Livre de Azeméis   

“Estou satisfeito por ver aqui muito pessoal. Para mim é uma alegria ver a Escola Livre agora com patinagem artística. [Para a construção do pavilhão] tivemos de pedir pelas portas e pelo comércio. Comprar o terreno foi a maior dificuldade”. 
Manuel Sousa, sócio de mérito da Escola Livre de Azeméis um dos grandes obreiros do pavilhão do clube

“Obviamente que, atualmente, num clube desportivo a vertente das camadas de formação é muito importante. É muito importante para a dinâmica até para salvaguardar um pouco o futuro e aquilo que será a parte desportiva dos seniores daqui a alguns anos”. 
Nuno Pires, responsável pelas escolinhas sub-7, sub-9 e sub-11

“Cheguei este ano ao clube. Já tinha passado pela ELA e regressei.  É bom fazer parte desta família num ano em que se vai tornar tão importante. É importante fazer parte desta história”.
Luciana Andrade, secção de  sub-13

“As lições que deram aos miúdos foram muito boas. Eles têm tudo para andar para a frente.  Só precisam de trabalhar. Nós estamos cá para ajudar e lhes dar tudo o que precisam”. 
Pedro Dias, secção de sub-15

“Existem poucos clubes a nível nacional com secção feminina e a Escola Livre é um deles. Em ano de centenário ajuda a engradecer o clube e Oliveira de Azeméis”. 
Víctor Oliveira, responsável pelos seniores femininos

“Tem sido um percurso pautado por muita união, quer das atletas quer dos diretores técnicos. A Escola Livre já teve um escalão feminino há alguns anos, mas ficou esquecido. A formação desta equipa foi um renascer”.
Maria Oliveira, responsável pelos seniores femininos

“Todos nós sabemos que a nível de apoios para o feminino é sempre mais complicado. Elas estão cada vez a dar mais cartas no hóquei em patins. É de louvar as condições disponibilizadas”.
Marco Silva, responsável pelos seniores femininos

“Para mim é um prazer representar a Escola Livre. Aceitei com muito agrado o convite feito pelo Paulo Martins numa altura difícil para a Escola Livre. Fico muito contente por ver todos estes sócios em convívio”.
Júlio Moreira, diretor dos seniores masculinos

“A Escola Livre faz parte da minha vida e pretendo ficar por aqui até ao centenário, pelo menos. O futuro começa a ficar assegurado, não só pelos masters, mas sobretudo pela juventude e pela festa que aqui vemos hoje”.
José Santos, um dos elementos fundadores da equipa de masters 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024