Em
Correio de Azeméis

24 Jan 2023

Finalmente, boas notícias!

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Às vezes somos questionados sobre o benefício para o país dos avultados pacotes financeiros vindos da União Europeia. Soubemos e sabemos utilizar esses milionários fundos para melhorar o país e a nossa qualidade de vida e assegurar melhor futuro?

Há as notícias de que continuamos como um dos países mais pobres da Europa apesar desses grandes investimentos europeus. Mas, também há factos que nos podem levar a concluir que há coisas que foram bem feitas.
Vamos analisar um dos maiores problemas que herdamos: comprar muito mais ao exterior do que vendemos. Sempre ouvi reputados especialistas dizer que sem resolver este crónico problema nunca teríamos futuro. Aponta para a necessidade de exportarmos 60 por cento do que produzimos, do nosso PIB, portanto. 
Ora bem, aqui temos boas notícias. Pela primeira vez, as exportações superaram 50 por cento do PIB! Há cerca de duas décadas o valor era de 27 por cento, apenas! 
O assinalável aumento das exportações mostra que as empresas portuguesas estão mais competitivas. Por certo, em resultado do esforço de investimento e internacionalização dos empresários, mas também das políticas de melhoria das qualificações, reforço de incentivos à inovação, à captação de investimento e apoio às empresas nos mercados externos.
Podemos ser, ainda, dos mais pobres da Europa, mas neste capítulo somos um (bom) exemplo de positivo resultado de aplicação dos fundos europeus. 
 * Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024
ADRC de Palmaz vai requalificar parte do Parque Bento Carqueja em Palmaz
25/04/2024