Em
Correio de Azeméis

22 Jun 2022

Gastronomia e motas foram atração

Loureiro Destaques Freguesias

Fim de semana recheado de atividades na vila

As Festas de Loureiro regressaram à freguesia, como era normal todos os anos, antes da pandemia da Covid-19, entre os dias 18 de maio e 21 de junho. Com várias atividades difundidas ao longo deste período, foi, no passado dia 19 de junho, que decorreu o XII Encontro de Gastronomia e a XII concentração de duas rodas antigas.

Sendo o espaço eleito o Largo de Alumieira, em Loureiro, foram várias as refeições servidas, entre os dias 18 e 19 de junho, pelas diferentes associações e coletividades da vila que estiveram presentes neste XII Encontro de Gastronomia. Uma dessas coletividades foi o grupo motard A.M.L.D (Amigos Motards Longa Data) de Loureiro, que foi também um dos principais promotores da XII concentração de duas rodas antigas, protagonizando um passeio pela freguesia, com cerca de 160 amantes de motas antigas.
José Quirós, presidente da Junta de Freguesia de Loureiro, enalteceu, aos microfones da Azeméis TV/FM, o regresso das festas, aguardadas ansiosamente por toda a população da vila. “Este ano tivemos a oportunidade de fazer o que já fazíamos em anos anteriores. O encontro de gastronomia, de dois dias, é um evento que a junta de freguesia organiza sobretudo para que as associações possam angariar algum dinheiro para as suas atividades, e estar presentes junto da população. A intenção é que o associativismo continue, criar festa à volta da mesa e unir as pessoas à volta das nossas associações e da freguesia”, referiu em declarações à Azeméis TV/FM.
Estas festas estendem-se assim até ao dia de hoje, 21 de junho, com a cerimónia de encerramento ao final do dia a partir das 21h00 no Auditório da Junta de Freguesia de Loureiro.

 

“O passeio de duas rodas antigas já vem sendo organizado há alguns anos pelo grupo A.M.L.D, junta de freguesia e por outros amigos da vila. No passeio damos a volta à freguesia para tentar que todos que vêm de fora fiquem a conhecer e voltem novamente. Estavam todos desejosos de tirar as motorizadas e as motas de casa, sentiam falta do convívio.”
Sérgio Santos, tesoureiro da Junta de Freguesia de Loureiro

 

 

 

 

 

“Isto é um trabalho muito árduo que começa desde os bastidores até ao produto final. Falando da parte da gastronomia, estamos muito bem representados, o meu obrigado a todos os que aqui ajudam e colaboram. Temos muitas coisas para quem quiser degustar. O passeio foi altamente, muitas pessoas este ano, porque as pessoas estão com a febre de sair de casa, só espero que daqui para a frente corra cada vez melhor.”
Pedro Santos,  presidente Amigos Motards Longa Data de Loureiro

 

 

 

 

 

“O passeio foi excelente, bem organizado. Todos ficaram satisfeitos, foram poucos quilómetros, mas foram os suficientes para matar as saudades. Com alguns percalços pelo meio, o normal, as motas já não andavam há algum tempo, mas sempre espetacular.”
Francisco Maçacote, sócio e amigo da A.M.L.D Loureiro  

 

 

 

 

 

 

“Está a correr tudo muito bem, há três anos que não se realizava, as pessoas estão recetivas. As pessoas da freguesia, e não só, aderiram em massa. Ontem e hoje foi um dia excelente para as coletividades, é uma fonte de receita que permite o equilíbrio das contas e para nós, no final da época, é ótimo para fazer alguns investimentos.”
António Cabral, presidente do Clube Desportivo de Loureiro

 

 

 

 

 

“Tivemos uma enchente de pessoas de Loureiro. Nota-se que têm necessidade de se divertir. Ontem tivemos de acabar com a atividade mais cedo, porque não estávamos à espera de tantas pessoas e acabou-nos o abastecimento. É muito bom ver as pessoas reunidas à volta da mesa e também para ajudar as suas associações, porque sabem as dificuldades que nós temos” 
Manuel Terra, presidente Banda de Música de Loureiro
 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
DIRETO > CARNAVAL DE VERÃO EM PINDELO
26/06/2022
João Paredes despede-se da Oliveirense e ruma ao Feirense
25/06/2022
CONCERTO DA BANDA MUSICAL DE FAJÕES COM 'VOZES DA RÁDIO'
25/06/2022
Maga e Miguel Pinheiro são reforços na Oliveirense
25/06/2022
Daniel Dias é vice-campeão nacional de Contrarrelógio
24/06/2022
Marcelo Marques vai continuar na Oliveirense
24/06/2022
Na área de acolhimento empresarial Ul/Loureiro
23/06/2022
André Martins é o novo treinador do Futsal de Azeméis
23/06/2022
PUB
PUB