Em
Correio de Azeméis

31 Jan 2022

GNR de Cesar: obras aguardam pelo MAI

Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal

> PSD TEME QUE CLÁUSULA DO PROTOCOLO PONHA OBRA EM CAUSA

Em 2019 foi aprovada uma minuta de protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o Ministério da Administração Interna e a GNR, para a construção das novas instalações do quartel da GNR de Cesar.

Segundo o vereador José Campos (PSD), uma das cláusulas afetas ao acordo previa a sua automática caducidade se, num prazo de dois anos posteriores à sua assinatura, as obras não tivessem iniciado. “Faltam poucos meses para perfazermos os dois anos, o protocolo está salvaguardado se não cumprirmos o prazo?”, questionou o social-democrata, referindo que “à data da aprovação da minuta”, o presidente da autarquia referiu que “não se devia temer a questão dos dois anos”. “O que correu mal?”, perguntou, novamente, José Campos (PSD). 
Joaquim Jorge afirmou que “nada correu mal”, justificando a demora com o tempo inerente à realização do projeto e com a disponibilidade de resposta da autarquia. “O projeto de arquitetura foi feito pela câmara, isso demora tempo (…) os projetos de execução foram feitos por um serviço externo que demorou meses”, referiu. “Não controlamos os pareceres que são necessários por parte das entidades externas e que demoram mesmo muito tempo a chegar”, acrescentou o presidente da autarquia. 
O projeto de execução concluído já foi enviado para o MAI, em dezembro, pelo que o executivo camarário continua a aguardar uma reposta. “No dia 03 de janeiro, o arquiteto do MAI disse que o projeto seria oportunamente avaliado, seria feito orçamento final, o contrato inter-administrativo e que, depois, a obra avançaria”, concluiu Joaquim Jorge.

 

> NA CASA DAS ASSOCIAÇÕES, EM NOGUEIRA DO CRAVO
Centro de Vacinação abre a 07 de fevereiro 

O executivo camarário deu conta da data de abertura do Centro de Vacinação, na Casa das Associações, em Nogueira do Cravo. Apesar de terem “feito tudo” para que abrisse mais cedo, 07 de fevereiro é a data avançada pelo presidente da autarquia, Joaquim Jorge, para o arranque. O edil oliveirense garantiu que, por parte da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, “todas as condições” estariam criadas para uma abertura a 05 de fevereiro, um sábado, por considerar que ao fim de semana o início da atividade pudesse decorrer de forma “mais tranquila”. No entanto, “os recursos humanos só estarão disponíveis para começar a trabalhar no dia 07 de fevereiro”, explicou. 
 

Investimento de 110 mil euros para requalificação das Piscinas Municipais
Desde novembro de 2021 que as Piscinas Municipais de Oliveira de Azeméis estão encerradas devido ao desprendimento de uma placa do teto falso. Assim, depois de uma vistoria acompanhada pela Proteção Civil, a autarquia procedeu ao encerramento por considerar que “a segurança dos utentes estaria em risco”. O projeto de requalificação já está concluído e prevê uma transformação profunda do teto e, também, de alguns apontamentos no edifício considerados relevantes. Está previsto um investimento de 110 mil euros, mas ainda não há previsão para a o início da obra. 

Banda de Carregosa recebe 14. 500 euros para obras na sede
A Banda de Música de Carregosa vai receber a quantia de 14 mil e 500 euro para a requalificação da sua sede. O valor comparticipado pela autarquia corresponde a 50 por cento do investimento total da obra. Joaquim Jorge referiu que o apoio é “muito importante” para uma associação que “precisa muito desta intervenção”. “A banda merece este apoio pelo excelente trabalho que tem feito pela cultura musical do nosso concelho”, concluiu. 

Amianto nas escolas removido até final do mês 
Joaquim Jorge garantiu que, até ao final do mês, a remoção do amianto em todas as escolas do concelho ficava concluída. “Apenas uma escola ainda não tem o amianto todo removido”, referiu o presidente.  

Obras na estação do caminho de ferro de Cucujães já arrancaram 
A requalificação da estação de caminho de ferro de Cucujães já arrancou. O local transformar-se-á num albergue de peregrinos. “Esperamos que a obra corra bem e que seja um elemento importante de dinamização dos caminhos de Fátima e de Santiago”, referiu Joaquim Jorge, certo da relevância que a infraestrutura acarreta para o concelho. Para além disso, deu conta de que, em reunião com a Infraestruturas de Portugal, está em cima da mesa a possibilidade de se aproveitar um edifício da Estação de Caminho de Ferro de Oliveira de Azeméis para o mesmo fim. 

Estabelecimentos isentos do pagamento das taxas de esplanadas 
Foi aprovada, por unanimidade, a isenção do pagamento de taxas de esplanadas para os estabelecimentos do concelho, pelo período de quatro meses. Segundo Joaquim Jorge, esta é uma medida de apoio económico “simbólica”, mas muito “importante” para os empresários da restauração que “têm passado algumas dificuldades”. O valor estimado da isenção é seis mil e 681 euros. 

Oposição já tem espaço para receber munícipes
Já há algum tempo que os vereadores do PSD tinham solicitado ao executivo camarário a cedência de um espaço onde pudessem receber os munícipes oliveirenses. Assim, o espaço já está escolhido e preparado na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. 

757 oliveirenses votaram antecipadamente 
O presidente da autarquia deu conta de que 757 eleitores oliveirenses se deslocaram às urnas antecipadamente, exercendo o seu direito de voto a 23 de janeiro. Além disso, 874 pessoas recorrem às secções de voto do concelho, sendo, portanto, 117 dos votos, votos de mobilidade. 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
DIRETO > CARNAVAL DE VERÃO EM PINDELO
26/06/2022
João Paredes despede-se da Oliveirense e ruma ao Feirense
25/06/2022
CONCERTO DA BANDA MUSICAL DE FAJÕES COM 'VOZES DA RÁDIO'
25/06/2022
Maga e Miguel Pinheiro são reforços na Oliveirense
25/06/2022
Daniel Dias é vice-campeão nacional de Contrarrelógio
24/06/2022
Marcelo Marques vai continuar na Oliveirense
24/06/2022
Na área de acolhimento empresarial Ul/Loureiro
23/06/2022
André Martins é o novo treinador do Futsal de Azeméis
23/06/2022
PUB
PUB