29 Nov 2022
A Indaqua Oliveira de Azeméis esteve em destaque na cerimónia promovida pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos).
Entidades reconhecem qualidade nos serviços
A entidade que regula os serviços de água e saneamento (ERSAR) entrega anualmente as distinções que premeiam o trabalho das entidades gestoras de água, saneamento e resíduos que mais se destacaram durante esse ano.
A cerimónia de 2022, realizada a 22 de novembro, voltou a fazer do Grupo INDAQUA, em que se inclui a concessão de Oliveira de Azeméis, a entidade com mais prémios conquistados, somando 14 Selos de Qualidade e 2 Prémios de Excelência.
Só em Oliveira de Azeméis, foram entregues três dos quatro Selos que comprovam a qualidade da operação. O momento foi “histórico”, segundo a empresa, por ter sido a primeira vez que foi alcançado este número de distinções e também por terem sido premiadas diferentes vertentes do trabalho da INDAQUA Oliveira de Azeméis.
Às distinções pela qualidade do “serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)” e pela qualidade “exemplar de água para consumo humano”, já alcançadas em 2021, a empresa somou também a distinção pelo “uso eficiente de água”.
Para a atribuição destes selos, segundo a ERSAR, é feita uma avaliação quantitativa tendo por base indicadores dos “vários ciclos de regulação”. É ainda realizada uma “avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço”.
“É com grande entusiasmo que vemos o abastecimento de água de Oliveira de Azeméis ser distinguido em três aspetos que são pilares verdadeiramente essenciais da nossa operação: serviço, qualidade para consumo e eficiência. A melhoria contínua e interligada destas três componentes é, para nós, fulcral e continuará a ser um objetivo de toda a equipa da INDAQUA Oliveira de Azeméis”, reconhece Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.
Grupo INDAQUA
Ano 2022
Prémios de Excelência: 2
Selos de qualidade: 14
Em Oliveira de Azeméis: 3 Selos de Qualidade
Serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)
Qualidade exemplar de água para consumo humano
Uso eficiente de água
Qualidade de serviço reconhecida e certificada
Para além da vertente operacional, que inclui a qualidade da água e a sua gestão eficiente, a INDAQUA Oliveira de Azeméis tem sido também reconhecida na vertente comercial de relação com o cliente.
Desde 2021 que a concessionária detém a certificação LAC – Líder no Atendimento ao Cliente – Safe & Care. Para esta distinção, foi feita, pelo programa internacional LAC, uma avaliação exaustiva de todos os aspetos do relacionamento direto da empresa com os seus clientes, como o atendimento presencial, telefónico e e-mail.
No mesmo ano, um inquérito promovido pela concessionária, entre março e abril, mostrou a satisfação dos clientes com o atendimento: o atendimento presencial e telefónico foram os dois fatores mais valorizados, com 96% dos clientes a afirmarem-se satisfeitos. A satisfação com o atendimento aumentou face ao último inquérito realizado (2019), com uma subida de 21%, no caso do presencial, e de 25%, no telefónico.
Na altura, 92% mostraram-se ainda agradados com a capacidade de resolução de assuntos (+23%) e 93% (+18%) com o site (www.indaqua.pt). O inquérito realizado revelou um nível global de satisfação com o serviço da INDAQUA Oliveira de Azeméis de 88% (+16% do que em 2019).
INDAQUA OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Eficiência e qualidade entre as melhores do país
Esta não foi a única ocasião em que as estatísticas da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) demonstraram o bom desempenho da concessionária e de todo o Grupo INDAQUA na qualidade “exemplar de água para consumo humano” e no “uso eficiente de água”.
Quanto à primeira, o relatório “Controlo da qualidade da água para consumo humano” fixou em 99,91% a segurança da água distribuída em Oliveira de Azeméis, superando a já elevada média nacional de 99%.
“Os resultados divulgados pela ERSAR denotam, a nível municipal e também nacional, que a água da rede pública continua a ser uma escolha acertada para os consumidores, pela segurança que o seu consumo representa”, afirmou, no momento da divulgação dos resultados, Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.
Na média do Grupo, a INDAQUA alcançou, no indicador de “água segura” um valor de 99,8%, na média das concessões geridas ao longo do ano de 2021 (Fafe, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso/Trofa e Vila do Conde).
Quanto à eficiência, a média do Grupo situou-se nos 13,9%, em 2020, o ano mais recente sobre o qual foram divulgados dados da ERSAR. O valor está muito abaixo da média nacional, que ronda os 30% há mais de uma década.
“Se todo o país tivesse o mesmo nível de desempenho da INDAQUA, poderíamos estar a poupar mais de 120 milhões de m3 de água, o que significaria ter água disponível para abastecer todo o território continental por mais três meses”, explicou, sobre estes dados, Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA.