Luís Figueiredo escreve sobre história pinheirense

Pinheiro da Bemposta Freguesias

“DA IGREJA DE S. PAIO DE FIGUEIREDO À IGREJA DE P. DA BEMPOSTA - OITO séculos de história”

Luís Melo Ferreira, arquiteto de formação, é um eterno apaixonado pela história e pela cultura. Natural do Pinheiro da Bemposta, tem trabalhado arduamente em explorar e documentar a história da sua terra natal, com o objetivo de “alertar para a importância” destas práticas em todas as freguesias e concelhos.

“Da igreja de S. Paio de Figueiredo à igreja de Pinheiro da Bemposta - oito séculos de história” é a sua segunda criação e uma obra literária que conta histórias da igreja da freguesia que já foi sede de concelho. A publicação contou com o apoio da União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, que pagou a edição do livro e vai distribuí-lo gratuitamente. (Leia o artigo de opinião do autor na página 05) 

O interesse pelo património cultural e histórico
“Assim que saí da faculdade fiz alguns textos sobre Pinheiro da Bemposta que, na altura, era um centro histórico que estava muito carenciado de intervenção e melhoramentos. O gosto pelo património da freguesia vem já desde miúdo”. 

O livro que conta a história da igreja do Pinheiro da Bemposta 
“Depois de escrever o meu primeiro livro, um roteiro histórico de Pinheiro da Bemposta, achei que a igreja precisava de um aprofundamento muito grande (…) O livro consiste numa matéria muito complexa que tentamos apresenta de forma simples”. 

Centro de Estudos da Bemposta empenhado em estudar a freguesia 
“Somos uma equipa que trabalha num espírito colaborativo numa sala que nos foi atribuída nos antigos passos do concelho pela câmara municipal. Assim alcançamos muito mais conhecimento e é tudo mais fácil. O grupo surgiu devido a esta sede de conhecimento, e o nosso grande objetivo é atingirmos uma monografia rigorosa da freguesia, desde a pré-história até hoje”. 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
DIRETO > CARNAVAL DE VERÃO EM PINDELO
26/06/2022
João Paredes despede-se da Oliveirense e ruma ao Feirense
25/06/2022
CONCERTO DA BANDA MUSICAL DE FAJÕES COM 'VOZES DA RÁDIO'
25/06/2022
Maga e Miguel Pinheiro são reforços na Oliveirense
25/06/2022
Daniel Dias é vice-campeão nacional de Contrarrelógio
24/06/2022
Marcelo Marques vai continuar na Oliveirense
24/06/2022
Na área de acolhimento empresarial Ul/Loureiro
23/06/2022
André Martins é o novo treinador do Futsal de Azeméis
23/06/2022
PUB
PUB