Em
Correio de Azeméis

23 Jun 2022

Magui Ramalho lançou segundo livro de poesia

Loureiro Freguesias

ONDE ESTÁ O AMOR?’

Magui Ramalho, poetisa oliveirense, esteve nos estúdios da Azeméis TV/FM para apresentar a obra que acabou de lançar, ‘Onde está o Amor?’, o seu segundo livro. A autora falou sobre a sua caminhada no mundo da poesia e da forma “mágica” como a interliga com a música, que fez parte da sua vida profissional, uma vez que foi professora de música. Para Magui Ramalho, a poesia é uma “terapia”.

Um livro que fala de amor
“A minha vida está assente no amor, embora aconteçam coisas menos boas eu vejo sempre tudo como uma aprendizagem (…) Falar do amor é subjetivo, porque há muitas formas de o abordar. Neste livro está um bocadinho de cada uma dessas formas: os laços familiares, o universo, a natureza, as crianças etc. O livro é muito diversificado”. 

A poesia como um hobby que se tornou sério
“Eu não sabia que sabia escrever poesia. Mas, um dia, num encontro com amigos, descobri que afinal eu também sei escrever poesia através das adaptações que eu fazia de contos para os musicais da escola (…) Eu adaptava contos e escrevi poesias para serem cantadas. Fui puxando o ‘fio ao novelo’ e foram saindo outras coisas (…) Isto tornou-se mais sério quando eu lancei o meu primeiro livro em 2019 e tinha começado a escrever em 2017”. 

“Eu sinto música cá dentro”
“A poesia funciona como uma terapia. Ao escrever vamo-nos consciencializando de muitas coisas e de pormenores que às vezes escapam no dia-a-dia. Escrever é uma reflexão, e se os outros se identificarem com algumas coisas que eu escrevo já é muito bom”. 

O curso de escrita criativa
“Eu não sou professora de português e tinha dúvidas se aquilo que escrevia tinha algum valor. Mas isso tem de se trabalhar. Fiz um curso de escrita criativa para me testar e perceber se, no meio de outras pessoas, o que eu escrevia tinha algum valor, e espantei-me porque gostaram (…) Então, como sou uma pessoa de energias, e sei que se aquilo que nós sabemos e escrevermos ficar numa gaveta é uma energia estagnada, decidi colocá-la cá fora e contagiar outras pessoas”. 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
DIRETO > CARNAVAL DE VERÃO EM PINDELO
26/06/2022
João Paredes despede-se da Oliveirense e ruma ao Feirense
25/06/2022
CONCERTO DA BANDA MUSICAL DE FAJÕES COM 'VOZES DA RÁDIO'
25/06/2022
Maga e Miguel Pinheiro são reforços na Oliveirense
25/06/2022
Daniel Dias é vice-campeão nacional de Contrarrelógio
24/06/2022
Marcelo Marques vai continuar na Oliveirense
24/06/2022
Na área de acolhimento empresarial Ul/Loureiro
23/06/2022
André Martins é o novo treinador do Futsal de Azeméis
23/06/2022
PUB
PUB