Manuel Marques Castro Lopes

1922-2022 - Centenário do Atlético Clube de Cucujães

1922-2022 Ano Centenário do Atlético Clube de Cucujães

Carlos Correia

Manuel Marques Casto Lopes, nasceu a 30-06-1919, na freguesia de S. Miguel de Souto, concelho de Santa Maria da Feira (na época Vila da Feira).
Após ter concluído os estudos no Instituto Comercial do Porto e ter trabalhado na Misericórdia do Porto, fixou residência em Cucujães.
Em Cucujães passou a exercer a atividade de industrial na fábrica de papel Antuã e mais tarde na empresa de passamanarias “Monte Meão”, que posteriormente viria a dedicar-se também à produção de componentes para automóveis, moldes para a indústria de plásticos e injeção de termoplásticos.
Dedicou grande parte da sua vida a servir as mais diversas instituições da freguesia de Cucujães, como a Fundação Manuel Brandão, Misericórdia, Fundação Condessa de Penha Longa, Casa do Povo, Comissão Fabriqueira e Comissão de Melhoramentos.
No plano desportivo Manuel Marques Castro Lopes também deixou a sua marca na Vila de Cucujães, tendo sido presidente do Clube Desportivo de Cucujães (CDC), clube que começou por dedicar-se à prática do basquetebol e mais tarde se dedicaria a modalidades como o ténis, ginástica, badminton, hóquei em patins, andebol, voleibol, patinagem artística e futsal. O futebol também viria a fazer parte da vida de Manuel Castro Lopes, tendo sido presidente da direção do Sport Clube de Cucujães.
É com Manuel de Castro Lopes na presidência do Sport Clube de Cucujães que o clube se funde com o CDC, passando a denominar-se Atlético Clube de Cucujães (ACC)
Manuel Castro Lopes era um homem conciliador, avesso a divisionismos, que acreditava que a fusão entre os dois clubes era fundamental para o engrandecimento do desporto em Cucujães. Como afirmou ao “Correio de Azeméis” de 2 de Maio de 1959, “Só desta forma se conseguirá valorizar desportivamente a Vila de Cucujães, por forma a garantir uma representação condigna”. 
A fusão entre os dois clubes acaba por manter-se só até 1963, ano em que se assiste à refundação do CDC, continuando o ACC a dedicar-se à prática do futebol.
É sob presidência de Manuel Castro Lopes que o Cucujães é campeão da II divisão distrital de Aveiro na época de 1958/59.
Na época de 1958/59, é criada a primeira equipa de futebol júnior do Cucujães, passo fundamental para a consolidação do clube.
O campo da Gandarinha sofre melhoramentos significativos durante a presidência de Manuel Castro Lopes, com a construção de novos balneários,  criando-se  condições para que sobre os mesmos se pudesse construir no futuro uma bancada destinada ao público. Procedeu-se ainda ao aumento das medidas do terreno de jogo, uma vez que o mesmo a partir de 1961 já não poderia ser utilizado para a realização de jogos oficiais com a dimensão existente.
Faleceu a 1 de Fevereiro de 1993, mas os cucujanenses sempre o recordarão como um homem íntegro, de enorme simplicidade, cordial, empreendedor e sempre disponível para ajudar os outros. 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024