MONTEIRO (“Cabeças”), o goleador

1922-2022 - Centenário do Atlético Clube de Cucujães

Por CARLOS CORREIA

Carlos Correia

Na época 1973/74 brilhou em Cucujães um jogador com uma apetência especial para fazer golos: Monteiro, mais conhecido por “Cabeças”.
Se é comum realçar o facto de um jogador marcar três golos num jogo (o famoso hat-trick), mais será de destacar quando se marca sete golos num jogo, feito raramente alcançado, mas conseguido pelo “Cabeças”. 
Em 10 de Março de 1974, a contar para a 23ª jornada do Campeonato Nacional da III Divisão, Série “B”, o Cucujães recebeu o Covilhã e Benfica e venceu o jogo por 7-1, com sete golos de “Cabeças”. 
Se os setes golos alcançados frente ao Covilhã e Benfica ficaram gravados na memória, outros ainda hoje são recordados, como o golo alcançado na mesma época de 1973/74, frente ao Vilar Formoso, em jogo disputado na vila raiana em 25-11-1973. Após tentar alcançar uma bola que lhe foi metida em profundidade, Cabeças, que nunca dava uma bola por perdida, sai do terreno de jogo pela linha de fundo e aí fica deitado durante alguns segundos. O guarda redes do Vilar Formoso executa o pontapé de baliza passando a bola a um colega de equipa que a devolve novamente àquele, fazendo-o de forma defeituosa, indo a bola parar aos pés do Cabeças, que nesse momento acabara de entrar no terreno de jogo, e com um simples toque coloca a bola no fundo da baliza. Talvez dos golos mais fáceis da sua carreira e dos mais contestados pela equipa adversária.
O árbitro assinala golo para o Cucujães, sendo de imediato rodeado pelos jogadores do Vilar Formoso reclamando fora de jogo do Cabeças. Perante os protestos dos jogadores do Vilar Formoso, o árbitro acaba por anular o golo. É então a vez dos jogadores do Cucujães rodearem o árbitro protestando contra a anulação do golo, uma vez que não poderia haver fora de jogo do Cabeças, considerando que este recebeu a bola do jogador adversário. O árbitro reconsidera a decisão tomada e acaba por validar o golo, o qual haveria por dar a vitória ao Cucujães por 1-0-
Antes de iniciar a sua passagem pelo Cucujães em Março de 1972, já perto do final da época 1971/72, o Cabeças jogava futebol em torneios inter- empresas, representando a Oliva, empresa onde trabalhava. Chega ao Cucujães com 27 anos, depois de ser desafiado por um colega de trabalho, o Abel Simão.
Na primeira época ao serviço do clube, o Cabeças deslocava-se de bicicleta de  Lobão, onde residia, para Cucujães, percorrendo cerca de 20 Km para cada lado, nunca faltando a um treino ou jogo, apesar de iniciar a sua jornada laboral  ás 6 horas da manhã. Nas épocas seguintes substituiu a bicicleta por uma motorizada.
Foram muitos os sacrifícios que o Cabeças fez para representar o clube durante sete anos, mas sempre demonstrando boa disposição no seio da equipa.
Um dia, quando chamado por um diretor para assinar pelo clube, foi-lhe perguntado: “Cabeças, por quantas épocas queres assinar?”. De imediato o Cabeças respondeu: “Se achar que posso jogar até aos 90 anos, assino até aos 90 anos”. Este episódio é revelador do afeto que tinha pelo clube.
Jogou no Cucujães até aos 34 anos de idade, tendo sido alvo de uma merecida festa de homenagem em 7 de Janeiro de 1978, como reconhecimento do esforço dedicado ao clube e pelas alegrias dadas aos cucujanenses.
O “Cabeças” deixou de jogar no Cucujães antes dos noventa anos de idade, mas continua presente na memória dos cucujanenses.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024
ADRC de Palmaz vai requalificar parte do Parque Bento Carqueja em Palmaz
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: “A associação natural de Ferreira de Castro a essa data acontece”
25/04/2024