“Muitos jovens oliveirenses não se veem a morar na nossa cidade no futuro”

Concelho Opinião Política

ENTREVISTA A FILIPA SANTOS, LÍDER DA JSD CONCELHIA

Filipa Santos é a presidente da JSD (Juventude Social Democrata), desde setembro. Na tomada de posse, acompanhada pela Azeméis TV/FM, a então nova presidente assumiu o objetivo de aproximar o partido aos jovens oliveirenses. Nos estúdios da Azeméis TV/FM, Filipa Santos revelou alguns dos detalhes do percurso dos últimos meses, enaltecendo algumas das suas principais preocupações. Para fevereiro estão marcadas novas eleições. Filipa Santos voltará a ser candidata.

 

A proximidade com as preocupações dos mais jovens

“Nós começámos por, com o início do ano letivo, fazer uma ação de proximidade pelas escolas. Levámos um inquérito aos alunos para perceber até que ponto eles se viam, futuramente, a viver na nossa cidade. E o que é certo é que muitos dos jovens oliveirenses não se veem a morar na nossa cidade porque não têm condições para morar nem para trabalhar”.

 

As medidas a adotar

“Já são atribuídas bolsas de estudo, o que é muito bom, mas deveriam ser atribuídas mais, na opinião da JSD. Deve-se apostar em apoios na habitação, para jovens que estejam a comprar a primeira casa, por exemplo. Também os jovens empreendedores deveriam ter mais apoio para criar os próprios locais de trabalho. Os apoios que existem não são suficientes e não chegam a todos os jovens, porque muito nem sabem que podem ter esse tipo de apoios”.

 

A importância da mobilidade

“A JSD, desde início, defende a questão da mobilidade. Para nós é crucial ter uma ligação rápida e confortável, tanto à cidade do Porto, como à cidade de Aveiro. Não só para os estudantes que estudam nessas cidades, como para as pessoas que aí trabalham. Se realmente existir a possibilidade de existir um comboio direto, seria a hipótese mais confortável”.

 

“Nem todos os políticos são iguais”

“Quando algum político faz algo de menos bom, as pessoas têm tendência a generalizar. A JSD quer mudar essa ideia. Tanto que todos os jovens que vêm ter connosco e se revelam interessados em fazer parte de uma juventude partidária, nós levamo-los a uma reunião ou a uma atividade para verem como funciona e então depois decidem. Para realmente verem que nem todos os políticos são iguais”.

 

Novas eleições já em fevereiro

“Estas eleições provêm de uma atualização do regulamento da JSD, a nível nacional e onde está expresso que no mês de fevereiro todas as concelhias terão que realizar eleições. No nosso caso, serei, novamente, candidata e a equipa será a mesma”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
José Costa, bombeiro oliveirense, homenageado com mérito profissional pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis
28/01/2023
Dois feridos numa colisão em Macieira de Sarnes
28/01/2023
Serginho é reforço e já treina na Oliveirense
27/01/2023
Cesar recebeu torneio de semirrápidas
27/01/2023
Congresso da Indústria de Moldes regressa a Oliveira de Azeméis
27/01/2023
Homem detido por furto em estabelecimentos comerciais
26/01/2023
Inscrições abertas para o 3º “Street Food & Beer
26/01/2023
Miura, jogador de 55 anos, já está em Oliveira de Azeméis
26/01/2023