4 Aug 2023
Padre José Manuel Lima revelou que para 2029, nos 300 anos da igreja, gostava de ver renovado o órgão de tubos, a parte do coro e a entrada principal da igreja e apontou a data de 2027 como possível meta para ver realizada estas obras
>Objetivo passa agora por renovar o órgão de tubos da igreja paroquial
Milhares de fiéis acorrem a Oliveira de Azeméis neste período das Festa de La Salette. A Procissão das Velas (06 de agosto) e a Procissão do Triunfo (13 de agosto) é para muitos, dois momentos de reflexão e oração obrigatória nestas festas. No entanto, como nos contou o padre José Manuel Lima, da paróquia de São Miguel de Oliveira de Azeméis, este são os dois “momentos exteriores mais intensos”, porque a festa tem outros momentos religiosos igualmente importantes. Além, disto o padre José Manuel Lima desvendou algumas das intenções futuras da remodelação da igreja paroquial e da celebração dos 300 anos da mesma.
A festa religiosa
“A dimensão espiritual dá-nos a oportunidade de fazer da festa uma comunhão total, há momentos mais intensos, quer a nível da festa litúrgica, quer depois da festa do exterior. Os momentos das procissões (06 e 13 de agosto) são os dois momentos religiosos exteriormente mais intensos, mas a festa começa às 11h30 no dia 06 de agosto com a missa no santuário e a missa campal, no coreto, termina as festas no dia 14 de agosto. No intervalo do início e o fim das festas temos então os dois momentos das procissões, sendo a celebração principal a missa solene, no dia 13 de agosto com a presença do nosso Bispo Dom Manuel Linda.”
A JMJ aliada à Festa de La Salette
“O ano passado e este ano vamos voltar a fazer um investimento na preparação da novena. Entre os dias 06 e 13 de agosto temos a novena, a imagem de Nossa Senhora está na Igreja Paroquial e todos os dias nós vamos ter, este ano, na dinâmica daquilo que estamos a viver em Portugal da JMJ, o tema da novena vai ser “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. É o tema da JMJ e que o Papa escolheu depois da jornada do Panamá, a visitação de Maria. Pedindo o testemunho de jovens, de animadores e famílias de acolhimento, que viveram lá e cá estas jornadas. E assim vamo-nos preparar para a nossa Jornada Mariana aqui, porque no fundo a Festa em honra de Nª Sra de La Salette é uma jornada paroquial, com todas as outras paróquias do concelho.”
O tricentenário da Igreja Paroquial de Oliveira de Azeméis
“Neste momento, a renovação que desejávamos fazer, está feita. Mas é evidente que a nossa igreja é um monumento que nunca está plenamente renovado. Nós estamos já a preparar o nosso o tricentenário da nossa igreja, em 2029 faz 300 anos o início da liturgia na nossa igreja. Ela agora está renovada, temos um espaço litúrgico belo, ainda agora os peregrinos que estiveram connosco adoraram a nossa igreja, que está digna de ser um espaço que toca a espiritualidade e que nos faz beber a espiritualidade da fé para a nossa vida. Mas, há uma parte que ainda precisa de um toque de renovação, que é o nosso órgão de tubos. O nosso já é centenário (106 anos) e está a tocar já com muita fragilidade e desafinação, e nós queremos para o tricentenário renovar ou recriar um novo órgão de tubos. Isso também vai implicar a renovação da entrada da igreja, do portal da entrada e estamos a começar a pensar nisso.”
Possível inauguração para 2027
“Nós queríamos inaugurar o novo órgão para 2027, para quando fosse os 300 anos termos a igreja completamente renovada, também queremos renovar o coro, que atualmente tem alguma fragilidade e evitamos que as pessoas subam até lá. Até mesmo por causa do peso do órgão, e mais o peso das pessoas podiam acontecer alguma coisa.”