“O desenvolvimento sustentável é o meu foco”

Loureiro Destaques

Celebrações do 28º aniversário da Vila de Loureiro

A freguesia de Loureiro, no passado dia 21 de junho, celebrou os seus 28 anos de elevação a Vila de Loureiro. Numa cerimónia festiva, que decorreu, no auditório da junta de freguesia, serviu para o presidente da junta de freguesia, José Queirós, deixar alguns apelos à câmara municipal e dar uma perspetiva de futuro para a freguesia.

Começando por elucidar as diferentes atividades decorridas ao longo do ano na freguesia, José Queirós, no seu discurso prosseguiu dando conta do facto que Loureiro foi uma das freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis “que a nível populacional cresceu segundo os censos de 2021 e faz intenções de continuar a crescer. Somos uma freguesia com infraestruturas modernas, com uma indústria implementada em diversos ramos, algumas delas de calibre nacional e até internacional”, referiu.
Referindo ainda que a freguesia de Loureiro tem condições para continuar a crescer enumerando alguns dos pontos mais cruciais para a continuação do seu desenvolvimento. “Temos fácil acesso às vias rápidas, nomeadamente a A29, a A1 e à ferrovia. Temos escolas com um corpo de docentes e não docentes muito empenhado e vão começar as obras de requalificação do JI/E.B.1 da Alumieira e é urgente também requalificar a EB de Loureiro, exemplo que já foi feito em outras escolas do concelho”, enumerou, tendo ainda mencionado a requalificação que está a ser feita no edifício dos CTT, a elaboração de um estudo para a requalificação da Praça da Alumieira, a pavimentação de algumas estradas, construção de passeios e a vontade de ver nascer “rapidamente” o possível acesso da Área Acolhimento Empresarial Ul/Loureiro à variante.
Por fim, outra das preocupações de José Queirós foi voltar a apelar para a construção de água e saneamento, que são “o suporte para o crescimento da freguesia (…) e vão alavancar todo o território”, finalizou.

Vice-presidente da câmara respondeu a José Queirós
“A água e saneamento tem sido um assunto que tem estado na ordem do dia e é de toda a justiça insistirmos, persistirmos, para que seja uma realidade quanto antes e estamos a trabalhar para que assim seja. Sobre a requalificação da escola, nós vamos fazer uma intervenção da E.B.2.3, estamos neste momento a tratar de contratar uma empresa para fazer o projeto. Relativo ao ‘nó de acesso’, nos próximos meses vamos começar a contactar os proprietários para libertarmos o terreno para que seja uma realidade. Quero aqui ainda salientar a festa que devemos fazer, sem perder o foco das conquistas que devemos alcançar no futuro (…)”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da câmara municipal

Homenagem aos dois loureirenses mais antigos
Durante a cerimónia de aniversário da vila, além da entrega dos diplomas de participação e respetivos prémios do concurso ‘Maia Florida’, um concurso promovido pela junta de freguesia, foram ainda homenageados a loureirense e o loureirense mais antigos.

Manuel Rego, natural da freguesia de Silva Escura, concelho de Sever do Vouga, é residente em Loureiro desde os sues 17 anos. Com 95 anos, é conhecido por todos como padrinho ou padrinho Manel.


 

Ana Oliveira, natural de Loureiro, tem 96 anos. Teve oito irmãos, mãe de dois filhos e avô de quatro netos. “Sempre foi para mim uma rica mãe (…) sinto-me muito orgulhoso, para mim foi uma satisfação, a minha mãe sempre foi amiga de todos.” Adelino Moreira, um dos filhos de Ana Oliveira 

 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
Homem ferido em despiste de automóvel
22/09/2023
La-Salette FC promove aulas de YourFit Body e  YourFit Fight
22/09/2023
Francisco Pinto Balsemão no 'À Conversa Com..' adiado para 07 de fevereiro
20/09/2023
Oliveirense afastada nas meias-finais
18/09/2023
Fajões apresenta-se aos adeptos
18/09/2023
Adeptos do Pinheirense quiseram conhecer o plantel
18/09/2023
Margarida Oliveira entre as melhores nacionais
18/09/2023
Regina Gilvaz e Ângelo Araújo conquistam pódios no Distrital
18/09/2023
PUB