Em
Correio de Azeméis

9 May 2022

O Dia 9 de Maio

Helena Terra

Helena Terra *

Vários foram os factos históricos importantes deste dia. Comecemos pelo chamado dia da Vitória da União Soviética ou o dia que marca a capitulação da Alemanha Nazi, perante a União Soviética, na Segunda Guerra Mundial. Após o cerco das tropas soviéticas e a cada vez maior proximidade do exército vermelho de Berlim, a 30 de abril de 1945, Hitler suicida-se, jamais se deixaria ser apanhado pelas tropas soviéticas, e tal como ele, muitos outros oficiais nazis se suicidaram, o que levou à rendição das tropas alemãs na cidade, mas, nos arredores, um “exército” de jovens nazis mal preparados e mal apetrechados continuam em luta até 8 de maio e, por isso, a vitória soviética acontece a 09 de maio de 1945.
A 09 de Maio, comemora-se o dia da Europa, porque foi neste dia, em 1950, que Robert Schuman, Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas entre todos os estados Europeus, acabados de sair, cinco anos antes, de mais uma Guerra que a dilacerou, fazendo sustentar, naquela que ficou conhecida até hoje como a “Declaração Schuman”, o facto de a França sempre ter  defendido que, apenas uma europa unida pode garantir a paz, exigindo-se para tanto o fim da muito velha oposição entre a França e a Alemanha. Aliás, diz-se, ainda hoje que a importância destes dois países naquilo que é a união europeia, como a conhecemos hoje, remonta a 1950.
Depois das últimas tomadas de posição de Putin na guerra contra a Ucrânia o que esperar do dia 09 de maio de 2022?
- Há quem vaticine que organizará um grande desfile militar, convocando para o efeito até os militares que estão na reserva, para fazer uma demonstração de força e grandeza à Ucrânia, à Europa e ao Mundo.
Este ano, contrariamente ao que sempre aconteceu, desde 1945, a União Soviética não tem nada para comemorar e está numa guerra com a Ucrânia onde ainda não ganhou nada e, por isso, há quem defenda que este será o dia em que Putin irá pressionar o botão nuclear.
Não sei o que vai acontecer, porque escrevo este artigo a 08 de maio. Todavia, inclino-me mais para a primeira hipótese. Apesar da sua imprevisibilidade, Putin sabe que vai ter que se sentar à mesa das negociações, não fazendo a figurinha que fez na “reunião” com António Guterres, mas não sem antes fazer uma demonstração de força, nem que seja a de um tigre, não diria de papel, mas de gesso cartonado.
Nunca, como hoje foi tão atual a Declaração Schuman - apenas uma europa unida pode garantir a paz.
Por cá, por certo, entre outros(as), comemora o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal mais uma volta ao sol. Que continue a dar muitas outras com muita saúde!

 * Advogada
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024