O maio florido de Travanca

Freguesias Travanca

“Travanca por Riba” é o lema da força

O mês de maio em Travanca é preenchido com uma sequência de acontecimentos e figuras marcantes para a freguesia. Em declarações ao Correio de Azméis, Vítor Choupeiro, um travanquense que sente a freguesia, tratou de enaltecer alguns desses acontecimentos e relembrar algumas dessas pessoas. Com uma alegria notória e um brilho nos olhos, Vítor Choupeiro começou por falar da  sua “querida festa da Nossa Senhora das Flores”. A festa que acontece todos os anos no primeiro domingo do mês de maio, que coincide, naturalmente, com o dia da mãe, e este ano aconteceu precisamente no dia 01 de maio, o dia, também, do trabalhador.
No entanto, antes de avançar no calendário, Vítor Choupeiro fez referência ao dia 30 de abril, data de aniversário de Teotónio Almeida, conhecido como ‘Pardal’, que, se fosse vivio, teria 112 anos e foi “um dos homens mais importantes na freguesia, foi elemento da junta no estado novo, e um empreiteiro (‘Teotónio e Filhos, Lda’) que trouxe muita riqueza a Travanca”, relembrou ao Correio de Azeméis.
Ainda em memória de pessoas influentes para a freguesia, o próximo elencado foi Armando Soares Oliveira, de alcunha ‘Tio Armando da Quinta’. Atualmente com 90 anos, festejou o seu aniversário no dia 03 de maio. “Foi emigrante na Venezuela, é um benemérito solidário e de todos amigo”, recordou Vítor Choupeiro ao Correio de Azeméis.
De seguida, Manuel Silva, ou melhor, ‘ Pé Descalço’, como era conhecido, que celebrava o seu aniversário a 09 de maio, e, casa fosse vivo, completaria 112 anos. “Era um visionário de Travanca” contou Vítor Choupeiro.
A 11 de maio seria a vez de Celestino Marques Silva completar os seus 90 anos. ‘Tino Sarrano’, como é recordado, “foi o responsável pelo desenvolvimento do lugar da Quinta.” “Trouxe a água pública, a eletricidade e impulsionou as respetivas aberturas e alargamentos da Rua do Avelão”, prosseguiu.
Entre estas datas está também o aniversário da associação ‘Turma da Bola’, que vai celebrar meio século de atividade na freguesia de Travanca, no dia 14 de maio. Santiago Martins foi um dos principais impulsionadores para a criação da coletividade e, até hoje, é o seu presidente.
No dia 21 de maio era celebrado mais um aniversário, seriam os 90 anos de Manuel Francisco de Almeida ‘Sacramento’, antigo presidente da junta de freguesia. Segundo Vítor Choupeiro, “foi o promotor do Travanca seculo XXI”. No dia 28 de maio será feita uma homenagem em sua honra “por tudo aquilo que deixou”, com a premissa ‘O homem passa, a obra fica’, revelou Vítor Choupeiro.

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
UDO/Cerciaz Padel apresentou equipa feminina
21/05/2022
UD Oliveirense é entidade formadora de 4 estrelas
20/05/2022
Jovens que sequestraram homem obrigadas a voltar ao CAF Pinto de Carvalho
20/05/2022
Alunos do CENFIM com título nacional
20/05/2022
Centro de Vacinação de Oliveira de Azeméis tem novo horário
20/05/2022
CD Loureiro é Entidade Formadora 3 estrelas
20/05/2022
Sete atletas individuais recebem apoio da câmara municipal
19/05/2022
UDO/Cerciaz Padel apresentou equipa masculina de +45
19/05/2022
PUB
PUB