Em
Correio de Azeméis

22 Apr 2022

“Obra nunca esteve parada”

Concelho

De todas as empreitadas, o mercado é a obra mais atrasada

Devido às obras de requalificação do mercado municipal no centro da cidade, desde outubro do ano passado, que as instalações provisões funcionam no estacionamento subterrâneo do Intermarché. De todas as empreitadas em curso no concelho,  esta é “mais atrasada”. A requalificação do mercado municipal envolveu um investimento de cerca de quatro milhões de euros. Questionado pela Azeméis TV/FM, Joaquim Jorge, referiu que a “obra nunca esteve parada”. “De momento estamos numa fase de montar estruturas, armar ferro, colocar betão, ou seja, não se vê esse movimento de máquinas, o que parece indiciar que a obra está parada, mas muito pelo contrário”, explicou. 

“Mais uma grande aposta que pretendemos ver concluída. Está mais atrasada, sabemos disso, mas penso que quando ficar requalificado, vamos ter a oportunidade de ter ali mais uma oferta pública com restauração, com estacionamento, com a possibilidade de oferecer serviços, que Oliveira de Azeméis tem necessidade a todos os habitantes e a quem nos visita”.
Manuel Alberto, presidente da UF de Oliveira de Azeméis

 

Biblioteca de Ossela
Obra “made in” Oliveira de Azeméis

A requalificação da Biblioteca de Ossela é mais um símbolo de homenagem ao escritor Ferreira de Castro. Alguns dos objetivos da empreitada passam por “climatizar o espaço”, “modificar os pisos”, “iluminar o busto do escritor osselense” e colocar a imagem do mesmo no painel de entrada. Esta é uma obra, como refere o presidente da câmara, Joaquim Jorge, “totalmente made in Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis”, visto que, “está a ser levada a cabo pelos recursos humanos da autarquia, pelos funcionários e pelas equipas operativas da câmara municipal”.

“A requalificação da Biblioteca de Ossela é de extrema importância, pois encontrava-se bastante degrada e está a ser alvo de uma profunda intervenção no seu interior e exterior. Naturalmente que tudo que é executado ou construído de novo para melhorar, vem enriquecer a memória e dar um maior relevo à Obra deste nosso Ilustre Conterrâneo, o escritor Ferreira de Castro, conhecido mundialmente. Quanto à Casa-Museu não sofrerá alteração alguma, o objetivo é o enriquecimento cultural, uma maior visibilidade, preservando o Legado que o escritor nos deixou. Está previsto que dará início brevemente e terá o seu término após 365 dias. 
José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela 

 

Edifício estava abandonado
Escola de Artes e Ofícios será nova sede da U. Sénior

A antiga Escola de Artes e Ofícios vai passar a ser a sede da Universidade Sénior. Este edifício “estava completamente ao abandono”, e à semelhança da Biblioteca de Ossela, está a sofrer modificações, tanto no interior, como no exterior. Além da Universidade Sénior, a intenção passa também por acolher algumas coletividades do concelho naquele espaço. Joaquim Jorge classifica a obra como “muito importante”, uma vez que “vai permitir albergar com condições de dignidade a Universidade Sénior”. Uma requalificação profunda deste espaço, que já foi, também, sede da Escola Superior de Enfermagem.
“Uma grande aposta para a nossa cidade, porque é um espaço que estava abandonado, é um espaço que vai a dar possibilidade à Universidade Sénior e a outras instituições de se instalarem próximos do centro da cidade, ter espaços físicos e técnicos para desenvolverem a suas atividades e ficamos muito satisfeitos. É uma aposta que nós podemos garantir a melhoria do espaço urbano, para a junta de freguesia é claro que temos todos o interesse de ter estas valências a funcionar.”
Manuel Alberto, presidente da UF de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024
Inscrições abertas para voluntariado no Mercado à Moda Antiga
27/03/2024
Estar ‘AWARE’ da sua saúde
25/03/2024
ONG ajuda mulheres empreendedoras
25/03/2024
25 Mazdas MX5 juntaram-se no Parque La Salette
25/03/2024