6 Feb 2023
Jovem, que está a dar a volta ao mundo, está hospedado em hotel a 7km do epicentro do terramoto
André Sousa chegou na passada semana à Turquia, vindo do Iraque, e encontra-se instalado num hotel a 7km de Gaziantep, epicentro do terramoto que esta madrugada assolou aquele país. O oliveirense, de 27 anos, aguarda a melhoria das condições climatéricas para poder prosseguir viagem.
Através das stories que partilha no seu instagram, André Sousa conta que foi acordado com "abalos muito violentos" e fugiu do 2° andar para a rua "em meias, boxers e tshirt", onde estava "tudo cheio de neve".
O oliveirense garante que consigo "está tudo bem" após o terramoto que já terá feito mais de quatro mil mortos. "Ficou tudo sem eletricidade... As pessoas estão a viver nos parques, alguns desalojados, outros com medo das réplicas que se estão a sentir", contou André Sousa, relatando que "o clima não está a ajudar" uma vez que começou a nevar.
"Como já passei por um tremor de terra na Grécia em 2020 e por outro na Guatemala, o ano passado, desta vez percebi logo o que estava a acontecer. Este terramoto foi absurdamente mais forte. Estava tudo a cair à minha volta", recordou o jovem piloto, salientando que as pessoas, na rua, "estavam todas muito aflitas e em pânico".
No exterior, a população foi acendedo fogueiras para se aquecer e foi assim que o jovem de Oliveira de Azeméis também se conseguiu manter quente antes de poder regressar ao hotel.