Os 93 anos e as amêndoas

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

“Tem 93 anos!” A empregada, que trabalhava naquele estabelecimento há 38 anos, pormenorizou. “É ele quem faz as compras, trata das contas e do fabrico!”

O homem atendia ao balcão com celeridade motivadora e bem disposto. Aquela loja vendia amêndoas e outras guloseimas. Fabrico caseiro. “Quando não havia supermercados as pessoas faziam fila nesta época!” Mesmo assim o estabelecimento estava com bastante movimento. “São 60 anos, que nos deram fama e cá vêm avós a comprar as guloseimas para os netos há décadas!” 
O exemplo daquele homem é isso mesmo: um exemplo! Diz-se que a pessoa definha quando pára! Aquilo que pode significar uma nova vida de relaxamento, sem preocupações, muitas das vezes significa a quebra de um ritmo que a mantém ativa. “A vida sedentária compromete a autoestima do idoso e favorece o seu isolamento. Com isso, a chance de desenvolvimento de depressão é maior”. O resultado deste estudo aconselha as pessoas a não parar a atividade, Diminuir não significa parar. “Manter as atividades que já estão acostumadas as fazer”, recomenda outro estudo. Manter p cérebro a funcionar e o corpo a mexer pode acontecer mantendo a atividade “que faça com ue se achem úteis”. Sentir-se útil, mexer o corpo, manter as rotinas, exercitar o cérebro. Parece ser ingredientes para uma longevidade saudável. 
Este comerciante de 93 anos, especialista em amêndoas foi o bom exemplo de tudo isso que encontrei nesta Páscoa. O seu frenesim acompanhava qualquer jovem! Exemplos que nos fazem refletir.
 * Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Nova Assembleia Municipal Jovem realiza-se no próximo dia 16 de maio
25/04/2024
Colisão fez duas vítimas em Nogueira do Cravo
24/04/2024
1ª edição de Trail em Cesar juntou 250 participantes
24/04/2024
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024