Parque de jogos de Cucujães

1922-2022 - Centenário do Atlético Clube de Cucujães

Comissão Pró Construção

Por Carlos Correia

Desde a sua fundação em 1922 até 1977, o Cucujães utilizou para a prática da sua atividade desportiva o Campo da Gandarinha, situado no lugar de Faria de Cima. Os primeiros jogos oficiais que o clube disputou em 1924, tiveram que ser realizados em “casa emprestada”, uma vez que o Campo da Gandarinha não cumpria as condições regulamentares.

Em outros momentos da sua história, o clube teve que proceder a obras no Campo da Gandarinha para que fossem cumpridas as exigências regulamentares, nomeadamente ao nível das medidas do terreno de jogo.
Em 1973 o Cucujães acede pela primeira vez aos campeonatos nacionais de futebol e à disputa da Taça de Portugal. O terreno de jogo do Campo da Gandarinha não possuía as dimensões regulamentares para aí se disputarem os jogos da Taça de Portugal e, mais uma vez, clube se viu obrigado a jogar fora do seu reduto.
Uma vez que o Campo da Gandarinha já não tinha espaço para que fosse possível aumentar as medidas do terreno de jogo, em 1973 Adriano Soares Mateus e Domingos Reis dos Santos dão os primeiros passos para a construção do novo Parque de Jogos, começando por desenvolverem contactos para que fossem disponibilizados os terrenos necessários para o efeito, com a preocupação de que os mesmos tivessem uma localização central na freguesia.
A tarefa era exigente, e a Adriano Mateus e Domingos Santos juntam-se mais oito cucujanenses, formando  uma comissão para a construção do Parque de Jogos, a qual viria a ser denominada “Comissão Pró – Construção”.
Com o empenho da “Comissão Pró – Construção”, surge o apoio dos cucujanenses, seja através do contributo financeiro, cedência de terrenos ou da sua participação na execução dos trabalhos, assim como das entidades oficiais. 
Em 27 de Agosto de 1977 é inaugurado o Parque de Jogos de Cucujães, onde desde então o clube passou a exercer a sua atividade desportiva.
Logo pelas 8.30h da manhã, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e um conjunto de Zés Pereiras já anunciavam o início da cerimónia de inauguração do Parque de Jogos, a qual foi presidida pelo senhor Governador Civil de Aveiro, Dr. Manuel da Costa e Melo, tendo o pároco Padre Mário Ferreira procedido à bênção das novas instalações do clube.
Do programa da inauguração constou ainda, da parte da manhã, várias provas de atletismo, com a participação de cerca de duzentos atletas, enquanto da parte da tarde se realizaram os jogos de futebol entre o S. Roque - Nogueirense, que terminou empatado a uma bola, tendo o Nogueirense levado a melhor no desempate por penaltis, e o Cucujães – Arrifanense, que terminou empatado 0 – 0, apesar da superioridade demonstrada pelo clube anfitrião durante toda a partida. O Cucujães prescindiu do desempate por penaltis, tendo decidido pela entrega da Taça de vencedor ao Arrifanense, em reconhecimento da amabilidade deste clube em associar-se à festa da inauguração do Parque de Jogos da Vila de Cucujães.
A inauguração do Parque de Jogos da Vila de Cucujães, foi um dos momentos altos da história do clube, à qual os cucujanenses se associaram em grande número, o qual só foi possível graças ao empenho, esforço e dedicação daqueles que fizeram parte da “Comissão Pró – Construção”, os quais merecem o reconhecimento do povo de Cucujães.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024
ADRC de Palmaz vai requalificar parte do Parque Bento Carqueja em Palmaz
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: “A associação natural de Ferreira de Castro a essa data acontece”
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: Correio de Azeméis ao lado da democracia e da liberdade há 50 anos (com fotos)
25/04/2024
Comemorações dos 50 anos em Oliveira de Azeméis do 25 de abril: as celebrações em fotos
25/04/2024