Em
Correio de Azeméis

15 Mar 2022

Partiu o professor Manuel Lima

Concelho

> TINHA 82 ANOS E É RECORDADO PELA DEDICAÇÃO A O. azeméis

Manuel Ribeiro de Lima, amavelmente conhecido por professor Lima, faleceu, na passada quinta-feira, dia 10 de março, aos 82 anos de idade, vítima de doença oncológica. O oliveirense deixará muita saudade na comunidade e uma grande sensação de perda.

Era um homem muito dedicado ao concelho, sobretudo a nível associativo e ducativo: foi presidente da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, membro dos órgãos sociais da Casa Museu Regional e dirigente do Lions Club de Oliveira de Azeméis. Manuel Ribeiro de Lima era conhecido por toda a comunidade como um excelente professor, e será lembrado, sobretudo, pela passagem na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, onde ensinou muitas gerações, e onde formou muitos alunos. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, recorda-o como um homem “dedicado à cultura e às dinâmicas sociais” do concelho.

“Foi com mágoa que tive conhecimento do falecimento do Dr. Manuel Ribeiro de Lima, meu querido amigo e antigo colega na Direcção da Casa Museu Regional. Natural de Vila Cova, concelho de Barcelos e licenciado em Letras, o Dr. Lima passou a maior parte da sua vida em Oliveira de Azeméis onde foi professor da Escola Secundária Ferreira de Castro, presidente e professor da Universidade Sénior. Pessoa muito simples, de esmerada educação e de trato muito humano, bondoso e prestável na sociedade civil, o Dr. Manuel Lima foi sobretudo um dirigente de grande integridade de carácter e muito dedicado da Casa Museu, desde 1985, como secretário da Direcção, de 17 de dezembro de 1987 a 29 de abril de 1998 como vice-presidente e de 30 de abril de 1998 a 20 de dezembro de 2006 como presidente da Direcção. Guardo do Dr. Manuel Lima a memória dum dirigente fiel à Instituição e exemplar. A nossa gratidão e saudade. Paz à sua alma e sentidos pêsames a seus filhos, Dr.as Manuela Sofia e Sara Isabel e Engenheiros Miguel Ângelo e Paulo Agostinho da Silva Lima.” 
Samuel Oliveira, presidente da Casa Museu Regional 

“Foi com tristeza que recebi a notícia da partida do nosso Companheiro Lionístico Lima. Já sinto saudades das suas visitas e conversas que partilhamos. Deixou a sua marca no Lions Clube por o todo o seu empenho, generosidade, boa disposição e energia. Pessoa culta e de ideias muito próprias, assim era o nosso companheiro que durante anos se dedicou a todas as atividades e causas no nosso clube. Iremos sempre lembrá-lo como uma pessoa muito especial. Obrigada Companheiro, descanse em paz! À família, os meus sinceros sentimentos e muita força!”
Monica Carvalho, presidente do Lions Clube 

“Caro Companheiro, sentidos pêsames veiculados neste último abraço que lhe envio. A sua colaboração além de muito nobre foi do tamanho do mundo. Sempre esteve pronto para as missões mais altruístas que o clube necessitava. Que seja cumulado com as maiores benesses do céu.” 
Francisco Costa, Lions Clube 

“Dr. António Lima, homem de um caráter excecional, de uma doação extraordinária. Sempre na linha da frente na organização da recolha de sangue, nas bolsas de estudo para estudantes universitários. Sempre respondeu a todos os cargos do nosso clube. Como ser humano, simpático e com alegria de viver. Em nome do Lions Clube de O. Azeméis. Agradecemos o contributo do nosso querido companheiro, António Lima que ficará sempre entre nós.”
Reinaldo Teixeira, Lions Clube 

“Conheci o Manuel Ribeiro Lima, quando, há cerca de 40 anos, fui apresentado como sócio do Lions Clube de O. de Azemeis. Desde a primeira conversa que tivemos logo aí fiquei ciente de que estava, perante uma pessoa honesto e muito ciente do que era estar num clube de serviços. Ao longo destes anos servi-o como tesoureiro e secretário, nos anos das suas presidências do Lions Clube. Também tive o prazer de por ele ser servido durante o meu ano de Governador do Distrito 115 Centro Norte como secretário, e nas minhas presidências do clube, como secretario e tesoureiro sempre com profissionalismo, verticalidade e prontidão.Sempre pronto a servir, nunca o vi recusar uma tarefa que lhe fosse imputada. Adeus Ribeiro Lima, até sempre.”
AURELIANO CABRAL, Lions Clube de Oliveira de Azeméis

“Há pessoas que entram por acaso em nossas vidas … mas não é por acaso que elas têm o privilégio de permanecer” – William Shakespeare. Foi neste pensamento de Shakespeare que nos inspiramos para deixar algumas palavras. Palavras que, por muito que tentemos, não descrevem o pesar que sentimos neste momento. Há Pessoas que entram na nossa vida e, o professor Manuel Ribeiro Lima foi uma delas, com o contributo que deu à nossa Universidade Sénior, como membro fundador, professor, aluno e amigo. Foram muitos os momentos de alegria que partilhamos (em convívios, em eventos culturais e sociais) e muitos foram os conhecimentos que foi transmitindo aos seus alunos e a todos que com ele convivia. A USOA está de luto. Partiu o homem, mas permanecerá sempre na nossa memória alguém que sonhou, idealizou e impulsionou a fundação da USOA. E, para terminar, citamos Antoine de Saint Exupery: ‘Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós… deixam um pouco de si, levam um pouco de nós’.  Agora descansa em paz, amigo”. 
Direção da Universidade Sénior 

“A direção do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro manifesta o seu profundo pesar e solidariedade neste momento de dor. Um sentimento de forte união e convergência de afetos compartilhados ao longo dos anos nesta casa que também foi sua. Um profundo reconhecimento e gratidão pelos anos de dedicação ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro”.
Ilda Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024
800 pessoas coloriram as ruas de Cucujães
22/04/2024
Confraria das Papas de S. Miguel celebrou a Primavera
22/04/2024
TeMA conheceu ‘A História da Dança’
22/04/2024