Passado e futuro do Vouguinha

Destaques Concelho

A iniciativa foi promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de Oliveira de Azeméis.

FOI DEBATIDA A REQUALIFICAÇÃO DA LINHA DO VALE DO VOUGA

O “Encontros de Imagem-Locomotiva”, que se realizou nos dias 23 e 24 de setembro, contou com a participação de artistas multidisciplinares que tiveram como plano de inspiração a Linha do Vale do Vouga.

Esta iniciativa promovida pela Associação de Municípios de Santa Maria’ com a colaboração da câmara municipal integra o projeto ‘À Volta dos Vale das Voltas’. Pretende criar atividades culturais que alertem para a necessidade da preservação da Linha do Vouga.  O primeiro dia ficou marcado pelo trabalho junto da comunidade escolar na Escola Soares Bastos.  No sábado, os artistas foram convidados a participar num ‘raid turístico’. O final do dia ficou marcado pela inauguração da exposição ‘O Vouguinha e a Icónica Linha do Vouga”, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

“Esta linha teve uma importância muito grande no passado. A realidade alterou-se, a distribuição das pessoas alterou-se e há necessidade de reposicionar os apeadeiros e estações e requalificar a linha e no material circulante, criando conforto, condições de segurança, condições que as pessoas utilizem como uma opção de mobilidade”. 
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal

“Queremos alertar o poder político para a importância da reabilitação desta linha. É conhecido o estado desta linha, que carece de uma reabilitação profunda. Tem havido vários estudos e reuniões com a tutela de promoção e avaliação da modernização da linha do Vale do Vouga.”
Eng. Santos da Costa, secretário-geral da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria

 

À boleia do Vouguinha
O ‘raid artístico’ levou os artistas participantes até Cucujães, apanhando boleia do ‘Vouguinha’. Na viagem de ida e de regresso, os artistas foram convidados a inspirar-se no comboio e na paisagem parte realizar a sua arte. Fotografia, desenho e escrita acompanharam os artistas nesta viagem. A organização foi da responsabilidade da associação ‘rota dos Livros’ que aceitaram mo convite da câmara municipal.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
José Costa, bombeiro oliveirense, homenageado com mérito profissional pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis
28/01/2023
Dois feridos numa colisão em Macieira de Sarnes
28/01/2023
Serginho é reforço e já treina na Oliveirense
27/01/2023
Cesar recebeu torneio de semirrápidas
27/01/2023
Congresso da Indústria de Moldes regressa a Oliveira de Azeméis
27/01/2023
Homem detido por furto em estabelecimentos comerciais
26/01/2023
Inscrições abertas para o 3º “Street Food & Beer
26/01/2023
Miura, jogador de 55 anos, já está em Oliveira de Azeméis
26/01/2023