Foi aprovada uma alteração do plano de urbanização da Zona Industrial de Loureiro, uma vez que o plano de 2008 previa perfis de via de 20 metros (ou mais) e, dado que essas vias teriam “um custo elevado”, o executivo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis percebeu que, atualmente, a realidade “não obriga a vias desta largura”.
“Pretendemos que estas vias sejam adequadas ao tráfico de pesados e àquilo que é o movimento pedonal que se verifica nesta zona industrial”, explicou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, em reunião de Câmara pública online. “Em vez das vias de 22 metros, propomos vias de 16 metros. Em futuras expansões ou arruamentos, não teremos necessidade de fazer esse perfil de via”, acrescentou, realçando que, desta forma, as vias terão “qualidade” e “dignidade” para servir os empresários, para além de permitir a “capacidade financeira” da autarquia para a sua execução.
Os vereadores do PSD não se opuseram ao início do procedimento, mas Ricardo Tavares questionou se a Via do Sudoeste continuava salvaguardada e também se a Câmara poderia aproveitar esta alteração das vias para programar “uma futura expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Loureiro”. Em resposta, Joaquim Jorge esclareceu que é no sentido de expandir a Zona Industrial de Loureiro que a alteração das vias é necessária. “Esta zona terá mais potencial de expansão para sul e nada vai interferir com o que está previsto para a Via do Sudoeste, embora esta via deva ser equacionada porque convém termos um cronograma de intervenção para que os terrenos não fiquem condicionados pela sua intervenção”, alertou o edil. O ponto foi aprovado por unanimidade.
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