“Possivelmente o maior concurso da Europa Central”

Destaques Concelho

15º edição do Concurso Internacional de Instrumentos

O Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Oliveira de Azeméis, organizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e pela Academia de Música de Oliveira de Azeméis, vai regressar ao fim de três anos de interrupção. A 15ª edição vai decorrer entre os dias 3 a 8 de julho. Neste sentido, Manuel Silva, professor e diretor do concurso, e, Ana Filipa Oliveira, vereadora da cultural da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, vieram aos estúdios da Azeméis TV/FM falar sobre este regresso.

As maiores dificuldades de regressar
“Foi voltar a lembrar o nosso público e os nossos músicos que o concurso está de regresso, essa é a primeira grande dificuldade. Foram três anos de paragem, é engraçado que ao longo deste tempo recebemos algumas mensagens das páginas que tínhamos das redes sociais a perguntar quando voltava. E acho que foi bem adiado para conseguirmos voltar com o concurso em toda a sua plenitude.” 

As maiores alegrias de regressar
“Dizemos que é o maior concurso, porque efetivamente até à data, em Portugal não nenhum concurso com este formato. Existem outros concursos importantes no país, mas não um como este que tem todos estes instrumentos, onde temos 10 a concurso. O número de participantes também é elevado e outra grandeza é o valor que atribuímos em prémios. São muitos participantes, instrumentos e escalões, ou seja, o volume de prémios torna-se grande. Eu arriscava-me a dizer que este é o maior concurso deste género na Europa Central. Somos temos de estar felizes e orgulhosos aqui em Oliveira de Azeméis.”
Manuel Silva, professor e diretor do concurso

10 instrumentos a concurso 
“Temos duas secções distintas. Nos sopros madeira: a flauta transversal, o oboé, o clarinete, o saxofone e o fagote. Nos sopros de metais: o trompete, a trompa, o trombone, o bombardino/eufónio e a tuba. São estes 10 instrumentos a concurso, nos quatro escalões, infantil, o juvenil, júnior e sénior.”
Manuel Silva, professor e diretor do concurso

“Ficamos muito felizes realizar um dos maiores concursos a nível nacional e internacional”
“Claro que ficamos muito felizes, sobretudo que dizem que é dos melhores concursos a nível nacional e internacional. E fico ainda mais feliz quando posso acompanhar por dentro este projeto, que confesso que não conhecia, como conheço agora. Faz todo o sentido que aconteça em Oliveira de Azeméis e regressar ao fim de três anos. Temos uma academia de música com uma formação de excelência e para além disso temos seis bandas filarmónicas de excelência no concelho, por isso, faz todo o sentido o regresso deste e outros projetos que possam vir a surgir, começarmos a afirmar Oliveira de Azeméis como uma banda, com bom potencial musical.”
Ana Filipa Oliveira, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Um painel de jurados internacional
“Um dos principais objetivos que nós nos propusemos a cumprir foi a internacionalização do concurso por via do jurado. Então todos os anos e até agora nenhum jurado é repetido, porque isto dá a garantia de não ser criado vícios e serem internacionais também traz mais essa seriedade. Além de vários jurados portugueses, alguns deles oliveirenses, e só não temos mais porque alguns não podiam, os restantes são espanhóis, holandeses e belgas.”
Manuel Silva, professor e diretor do concurso
 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
Bustelo feliz perto do fim
27/09/2023
Cucujães pontua
27/09/2023
Entrada em falso
27/09/2023
JDC acaba em branco
27/09/2023
S. Roque derrotado
27/09/2023
La-Salette FC entrou a vencer na SuperLiga do Porto
27/09/2023
La-Salette FC entrou a vencer na SuperLiga do Porto
27/09/2023
Azagães apresenta três escalões para a nova época
27/09/2023
PUB