Professor Manuel Paiva celebra cem anos de histórias

Destaques Concelho

Autor de quatro obras, é reconhecido como pároco, professor e pelo trabalho que desenvolveu na rádio Azeméis FM

O dia 12 de agosto de 2022 fica para a história como o dia em que o professor Manuel Paiva completou 100 anos de vida. No dia 13, foram muitos os que se juntaram na igreja Matriz da capital do concelho para celebrar e homenagear o professor pelo aniversário, mas acima de tudo por aquilo que foi e é a sua vida há mais de um século.

O prof. Manuel Paiva foi um dos presidentes da Banda de Loureiro, onde deixou a sua “marca intelectual invulgar”. A banda abrilhantou a celebração.
A remodelada Igreja Matriz encheu para a celebração. No final, o professor recebeu uma placa de homenagem.

Acompanhado pela esposa Judite e pelas suas duas filhas, o professor Manuel Paiva viu-se rodeado por aqueles que lhe quiseram parabenizar e homenagear. Cem anos é por si um marco relevante, mas que se pintam de outra cor quando acompanhados pelas histórias e ensinamentos que todos recordam ao falar do professor Manuel. Alguns enaltecem o pároco sempre intimamente ligado à paróquia. Outros relatam episódios que têm o docente como protagonista. Pelo caminho teve tempo de ser presidente da Banda Musical de Loureiro e ser autor de vários livros. Mas foi através do programa Nova Dimensão, que criou em 1991 e transmitido pela Azeméis FM, que entrou na vida de um número cada vez mais alargado de oliveirenses. 
No final da eucaristia, num discurso emocionado, agradeceu a todos os “queridos amigos” presentes, com o professor a dar uma lição sobre qual deve ser o papel da igreja e da comunidade na vida em sociedade. Recebeu pelas mãos do pároco que celebrou a eucaristia uma placa, uma homenagem que alguns dos presentes quiseram dar. À saída, a banda de música de Loureiro prestou a merecida homenagem a um dos seus.
“A vida é uma grande mestra. Aprendi muito no curso, mas aprendi muito mais com a vida” revelou o professor Manuel Paiva. Descreve-se com um “irrequieto” que não gosta de estar parado, traços sempre visíveis quando tentou reformar uma igreja que classificava como “parada no tempo”. “Hoje a igreja é muito mais dinâmica e ativa e interfere no bem-estar de toda a comunidade”.
Vê o carinho da família como tónico para chegar aos cem anos. «Somos uma família muito unida, muito carinhosa e sentimo-nos bem e sossegados dentro da família». Judite Paiva, esposa do professor revela-se com o “encosto” que serviu de apoio e que ajudou o professor Manuel Paiva a celebrar este centenário em moldes tão felizes. 

 

“É uma emoção indescritível. Para nós, o nosso pai é o nosso herói, é o nosso tudo. Somos muito próximos, muito cúmplices. É um privilégio, uma honra sentirmos que o nosso pai tem esta vitalidade e é um orgulho ser filha dele. Queremos agradecer em nome do meu pai a colaboração da Azeméis TV, da Azeméis FM e ao Correio de Azeméis que na pessoa do dr. Eduardo Costa, ofereceu a edição de todos os livros que ele publicou, que por sua vez estão a ser vendidos a favor das obras da igreja e, portanto, fica aqui o nosso «muito obrigado» em nome dele.”
Gabriela Paiva, filha

 

 

 

 “É uma bênção poder vê-lo tão bem e poder ver uma vida tão cheia como a dele e com todas as coisas boas que partilhou connosco e com a comunidade. Sentimo-nos muito gratas por sermos filhas dele e podermos estrar aqui a festejar este momento.
Liliana Paiva, filha 

 

 

 

 

 

“É, de facto, muito bom nós termos pessoas ao nosso lado que possam chagar aos 100 anos com esta saúde toda, a transpirar muita vida, completamente lúcido e ainda com muitas coisas para nos ensinar. De facto, não há palavras que possam resumir isso, mas eu tentando diria que é uma vida repleta de beleza”
Rui Luzes Cabral, vice-Presidente

 

 

 

“Conheci uma pessoa espetacular e tenho a honra de ter conhecido o professor Paiva que está com uma capacidade intelectual fora do vulgar e que o vimos ainda hoje no discurso na igreja. Dá gosto estar com uma pessoa como o professor Paiva porque ele, efetivamente, é um grande conversador, é um grande pastor de homens e é muito bom falar com ele. Ele é sempre uma pessoa com a qual temos sempre muito a aprender.”
Manuel Terra, Presidente da Banda de música de Loureiro

 

 

 

“Sinto-me de coração cheio. 100 anos de uma personalidade como é o professor Paiva merecem ser comemorados pela comunidade. É uma força da natureza o professor. Só tenho pena de não o ter conhecido mais cedo porque é uma daquelas pessoas com quem dá prazer viver. É um homem cheio de vida e provoca-nos para a construção de um mundo novo e interpela-nos para criarmos um mundo melhor.”
Amaro Simões, Presidente da Assembleia Municipal

 

 

 

“Sempre foi uma pessoa que se dedicou a tudo o que fez de corpo e alma. Quando se mete numa tarefa fica ali até ao fim, sem espinhas.”
José Lopes, Diretor do programa Nova Dimensão

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
39 anos ao serviço da comunidade
30/11/2022
Filipa Oliveira vice-campeã do mundo
30/11/2022
Manuel de Jesus Carvalho
30/11/2022
Do assédio moral no trabalho
29/11/2022
Trabalhar Para Mudar
29/11/2022
Politicamente (in)correto
29/11/2022
Construir o futuro
29/11/2022
Contraditório
29/11/2022
PUB