Em
Correio de Azeméis

30 Nov 2021

Profissões sem trabalhadores

Bilhete Postal

Eduardo Costa*

Não há mão-de-obra para algumas profissões. Construção e hotelaria, por exemplo. E não só! Há ainda muito desemprego, mas muitos trabalhadores desempregados não querem essas profissões. Estão no seu direito. Esta realidade obriga a medidas que resolvam o problema. Mão-de-obra estrangeira surge sempre como uma solução.

Acontece que, para uma empresa que queira contratar um trabalhador estrangeiro, as dificuldades burocráticas são um calvário. Há casos com mais de um ano a aguardar uma resposta. Ora, uma empresa quando precisa de trabalhadores é para o imediato. Não dispõe de tempo para esperar pela burocracia.
O problema agudizou-se na retoma da economia, no decurso da pandemia. Muitos trabalhadores foram dispensados. Muitos não querem regressar ao mesmo trabalho. Ou não querem mudar de ramo.
Por uma razão ou outra, há setores que não estão a conseguir retomar a atividade por falta de trabalhadores. Contratar trabalhadores estrangeiros, à falta de nacionais, tem que ser uma prática. Há que facilitar e desburocratizar a contratação de estrangeiros, sempre que não haja trabalhadores nacionais. O país não pode parar. Precisamos de ajudar as empresas a produzir. Sem empresas saudáveis não há saúde na economia. A do país e a dos bolsos de cada um.
* jornalista, presidente da 
Associação Nacional da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024