PSD visita os agrupamentos escolares - Comitiva ouviu os diretores dos agrupamentos

Destaques Concelho

Agrupamento de Escolas de Loureiro

Na semana de arranque do novo ano letivo, as Vereadoras do PSD Joana Ferreira e Carla Rodrigues, acompanhadas pela Deputada Helga Correia e pelo Presidente da Comissão Política de Secção do PSD Nuno Pires, visitaram todos os agrupamentos de escolas do concelho e reuniram com todos os seus diretores.

Agrupamento de Escolas de Fajões
Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro
Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva
Agrupamento de Escolas Soares de Basto

O objetivo destas visitas foi perceber os preparativos para o arranque do novo ano escolar, sentir as dificuldades e perceber de que forma poderiam ajudar neste processo. Entendem as vereadoras e restante comitiva que só um conhecimento próximo da realidade dos nossos agrupamentos poderá contribuir para o sucesso do ano escolar que agora se inicia.
Infelizmente, nem o vereador da educação, nem o presidente de câmara partilham deste entendimento, uma vez que não realizaram qualquer reunião ou visita de preparação aos agrupamentos.
Foi constatado que o problema da falta de assistentes operacionais não está resolvida, nomeadamente nos casos de reforma ou falecimento que deveriam merecer substituição imediata e isso não acontece, bem como no apoio a alunos com necessidades educativas especiais, onde a falta é mais sentida.
Outras dificuldades foram assinaladas, mas sem dúvida que a maior preocupação dos diretores dos agrupamentos prende-se com a solução encontrada por este executivo municipal para as Atividades de Enriquecimento Curricular. Em vez de assumir as suas responsabilidades, a câmara municipal forçou os agrupamentos de escola a aceitarem uma delegação de competências a escassos 15 dias do início do ano letivo, passando a sua responsabilidade e competências para estes, sem o devido apoio, esclarecimento ou tempo de preparação.
Infelizmente foi constatado que o sr. vereador faltou à verdade na reunião de câmara municipal quando foi questionado se tinha dado alguma indicação aos agruapmentos de escola sobre a IPSS a ser escolhida para prestar este serviço. Negou que o tenha feito, mas a verdade é que o fez, o que levanta questões de transparência e respeito pela livre concorrência e regras da contratação pública.
Tudo isto seria evitável se a  câmara municipal preparasse devida e atempadamente o arranque do ano escolar, o que não aconteceu. Serão agora as direções dos Agrupamentos de Escolas a assumir mais esta responsabilidade e a suprir a incapacidade da câmara municipal em gerir a educação no nosso concelho.
Através da sua intervenção política, quer na câmara municipal, quer na Assembleia da República, o PSD irá dar o seu contributo para a ultrapassagem destes e outros constrangimentos sentidos nestas visitas.
Esperando que estes problemas sejam ultrapassados e os danos minimizados, desejamos um excelente ano letivo a todos.  
Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Colisão fez duas vítimas em Nogueira do Cravo
24/04/2024
1ª edição de Trail em Cesar juntou 250 participantes
24/04/2024
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024