Quatro escolas iniciam o processo de requalificação

Destaques Concelho

Na passada quarta-feira, 07 de setembro, foi assinado o auto de consignação das obras de requalificação de quatro escolas, de dois agrupamentos escolares do concelho: a EB1 de Lações, do Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro; e as EB1 da Alumieira, Brejo e Palmaz, do Agrupamento de Escolas de Loureiro.

Num investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros, a empresa responsável pela empreitada será a DAPE, sediada em Braga. Rui Luzes Cabral, vereador da educação, durante a sessão de esclarecimento à comunicação social, revela que além “destes quatro lotes, necessitaríamos de muitos mais, porque há algumas escolas que não conseguimos que entrassem neste plano. Futuramente, iremos estudar mais escolas que necessitam também de requalificação.”
Algumas das principais prioridades é “a criação de mais salas de aula e de espaços para CAF. Para removermos assim alguns contentores que existem nestas escolas”, prosseguiu, o vereador da educação, que se mostrou “muito satisfeito com mais este passo. Era algo que nos trazia alguma preocupação, mas está resolvido, é só uma questão de execução”, concluiu.
A autarquia espera assim dar melhores condições futuras aos alunos com o início do prazo das obras a partir do dia em que o auto de consignação foi assinado.
Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, na sua intervenção esclareceu que “a requalificação do nosso parque escolar é um esforço permanente. Estamos a procurar criar condições de aprendizagem para as nossas crianças e jovens, de forma a que elas tenham um ambiente agradável para no futuro obterem o maior dos sucessos”, referiu.

“É o iniciar de um percurso que vai demorar algum tempo. No caso da escola de Lações quase ano e meio. Vai permitir que haja uma intervenção para ampliar a escola, que de momento é exígua para as ofertas educativas que tem. Há um contentor que já há muitos anos funciona para esta oferta educativa. E agora passarão a ter melhores condições.”
Manuel Alberto, presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl 

“A requalificação e reabilitação da Escola Básica número dois de Oliveira de Azeméis, localizada em Lações, é já há muito tempo esperada e desejada por toda a comunidade escolar. Estamos cientes de que espaços físicos requalificados vão contribuir para melhores condições de desenvolvimento de aprendizagem.”
Anabela Soares, Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro

“A escola do Brejo vai ter uma grande requalificação. Terá um acréscimo de uma sala e uma sala polivalente, uma intervenção das instalações sanitárias e ainda uma requalificação do edifício também já existente. Trazendo assim uma nova qualidade à escola e ao corpo docente e não docente.”
António Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Gândara 

“O Agrupamento de Escolas de Loureiro tem nove escolas, são três dessas escolas, com jardim de infância e primeiro ciclo, que vão ser requalificadas. Escolas que são antigas, precisam de ser modernizadas. Queremos sempre o melhor para as nossas crianças e alunos, e as condições de trabalho e conforto de momento não são as melhores. Para além disso, em duas delas temos insuficiência de salas, no Brejo e na Alumieira.”
Ana Rio, diretora do Agrupamento de Escolas de Loureiro

“Todas estas escolas estão sinalizadas já há algum tempo, chegou o momento de as requalificar. É com grande satisfação que estive aqui presente para a assinatura deste protocolo e com certeza que estas escolas primárias vão ser requalificadas. E com isto vamos proporcionar melhores condições aos professores e aos nossos alunos.”  
José Queirós, presidente da Junta de Freguesia de Loureiro
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Oliveirense jogou no Torneio do Centenário do Beira-Mar
26/09/2022
Álvaro Rocha eleito presidente
26/09/2022
Martinez garantiu o ponto a acabar
26/09/2022
Filipe Alves multado e suspenso por 23 dias
26/09/2022
Vítima teve de ser desencarcerada
26/09/2022
Sem-abrigo de novo ao relento
26/09/2022
Vilarinho de S. Luís é ‘Aldeia de Portugal’
26/09/2022
Ao lado da comunidade oliveirense há 15 anos
26/09/2022
PUB