13 Apr 2023
MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS EM RESPOSTA AO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD
O troço da IC2, que atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis não será requalificado. A obra de requalificação chegou a ser anunciada para 2022, contudo o novo ministro das Infraestruturas não considera a obra como prioritária.
O grupo parlamentar do PSD, do qual faz parte a deputada oliveirense Helga Correia, questionou o ministro das Infraestruturas, João Galamba, sobre a empreitada de requalificação do troço do IC2 que atravessa o concelho de Oliveira de Azeméis, anunciada em 2019. Em comunicado, Helga Correia afirma que o grupo parlamentar social democrata recebeu por parte de João Galamba a resposta de que a empreitada não seria prioritária, “aguardando-se melhor oportunidade para integrar no plano de investimento da empresa, devido à sua menor prioridade comparativamente com outras necessidades referenciadas”.
A deputada oliveirense recordou que “o IC2 tem sido palco de vários acidentes rodoviários, alguns dos quais com gravidade, destacando-se a curva junto ao Estádio Carlos Osório”. Helga Correia concluiu reiterando que “na resposta que nos é dada, refere-se, apenas, a questão da qualidade do pavimento, quando, para nós, esse não é o único problema. É o próprio perfil da via que está em causa, pelo que não vamos desistir da ideia de que se impõe uma intervenção, porque é de vidas humanas que estamos a falar”.
A posição da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
A vereadora do PSD, Carla Rodrigues, aproveitou a reunião do executivo camarário que decorreu na manhã de 13 de abril, para questionar Joaquim Jorge, presidente da câmara municipal, sobre a posição que iria tomar perante as mais recentes declarações do ministro das Infraestruturas. Joaquim Jorge, prometeu continuar a pressionar as Infraestruturas de Portugal.
“Sabíamos que a requalificação do IC2 estava no plano de proximidade das Infraestruturas de Portugal e que o lançamento da obra estava previsto para 2022. Recentemente, a deputada oliveirense Helga Correia, questionou o Governo sobre o atraso nesta requalificação. Foi surpreendente a resposta do governo ao dizer que a empreitada, afinal, já não é prioritária. É uma resposta desadequada. O antigo ministro das infraestruturas considerava prioritário e agora já não é. O que é que o presidente irá fazer quanto a esta situação?”
Carla Rodrigues, vereadora do PSD
“Nós enviámos uma comunicação às Infraestruturas de Portugal exigindo explicações sobre o porquê desta via não ter sido intervencionada. O piso não está em mau estado. O que me preocupa é a segurança do troço. É necessário melhorar a sinalética, as pinturas do pavimento e o corte da vegetação nas laterais. É necessário corrigir pontos onde existam elevada sinistralidade. Acho que esta intervenção deve ser feita no sentido de criar condições de segurança em todo o troço da IC2 do nosso concelho. Uma das medidas que estamos a procurar com as Infraestruturas de Portugal é obter autorização para a instalação de uma rotunda numa zona que tem tido alguma sinistralidade em Pinheiro de Bemposta. O perigo não se resume a esta zona. Vamos continuar a exigir que essa intervenção seja feita, até porque não estamos a falar de uma fortuna. São verbas que permitem salvar vidas”.
Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis