Solidariedade, voluntariado e Democracia

Helena Terra

O dia 05 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado. Os dados disponíveis em Portugal são relativos ao ano de 2018, uma vez que os tempos de pandemia tornaram mais difícil esta contabilidade estatística. Em 2018, verificou-se que 695 mil pessoas com mais de 15 anos participaram em atividades voluntárias sem qualquer tipo de remuneração. E, note-se que estes números são, apenas e só os do voluntariado formal, bem sabendo nós que há muito voluntariado informal que escapa a esta contagem.

Em cada ano, a ONU, propõe um tema de reflexão para a comemoração deste dia. Este ano o tema escolhido é o da solidariedade. Solidariedade é um vocábulo que emerge do francês e que significa a identificação com o sofrimento de qualquer pessoa e, principalmente, a disposição para a ajudar, quer solucionando, quer amenizando o problema que provoca aquele sofrimento. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos. Há quem confunda solidariedade com compaixão e com esmola, mas nem um nem outro são sinónimos de solidariedade. 
Compaixão é o sentimento benévolo que a infelicidade ou o mal alheio inspiram no outro o sentimento de partilha de sofrimento.
Por sua vez, esmola significa dar de graça, dar sem interesse de receber de volta, dar sem egoísmo, sem pedir recompensa, em atitude de compaixão, mas a prática remete-nos para uma dádiva de algo que não nos faz falta, não obstante não ser esse o espírito bíblico levado este até ao fim.
A solidariedade que, este ano será objeto de reflexão não é a solidariedade entendida como um mero sentimentalismo, mas como um valor humano firme e perseverante que faz com que as pessoas se sintam responsáveis umas pelas outras. 
As forças políticas e o governo têm de demonstrar um interesse muito maior por esta área, a do voluntariado solidário, que permite dar maior consistência à democracia, na medida em que reforça a dimensão da democracia participativa. Afinal, um dos bens maiores da democracia é o esforço coletivo para atingir o bem-estar de uma determinada comunidade, diminuindo as desigualdades e criando oportunidades para todos.
É por demais evidente que o pleno bem-estar, não se consegue à custa dos outros, mas somado com o dos outros, assim se cumprindo a democracia.
 * Advogada
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024