TAP(ADOS)

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

O estado tem que despachar a TAP. A habitual entrega de dinheiro à companhia teve que parar. A Eurolândia pôs fim a essa prática.
No governo do período da Troika entregou-se a companhia a privados. Dizem alguns entendidos que foi entregue a um grupo sem capacidade para ‘dar a volta’ à transportadora. Mas, na altura deixou de ser um peso para o estado.

Entretanto veio diferente governo que decidiu nacionalizar metade da TAP. O estado voltou à transportadora aérea. Era importante assegurar uma companhia ‘de bandeira’. Foi essa a justificação. 
Agora, três mil milhões depois, o estado quer voltar a privatizar a companhia aérea. Três mil milhões de euros que, esclareça-se, foram dados à companhia aérea saídos dos nossos impostos! Como a manta não estica, se calhar foram os hospitais que ficaram com menos dinheiro…
No presente, o estado não pode pôr mais dinheiro na TAP. Esgotou o montante que a União Europeia autorizou para um plano de reestruturação. 
Até já se diz que a TAP está nos lucros! Bem, se a queremos vender, temos que ter a capacidade de convencermos que a galinha está de boa saúde… Compreende-se.
Mas, e se não aparece a alemã Lufthansa ou outra companhia forte a ficar com ela, o que vamos fazer? O estado não pode despejar mais dinheiro. O que vai acontecer a esta TAP que agora é a 100% responsabilidade do estado? Ainda nos arriscamos a ficar sem a companhia, sem a bandeira e com milhares no desemprego!
* Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024