“Ti João Resende”, o massagista

1922-2022 - Centenário do Atlético Clube de Cucujães

Por CARLOS CORREIA

João Gomes Ferreira Neto, nasceu em 16 de Junho de 1915, no lugar de Santa Luzia, freguesia da Vila de Cucujães e faleceu em 21 de Outubro de 1994.
Por todos era conhecido, não pelo seu nome de registo, mas por João Resende ou “Ti João Resende”, como era carinhosamente tratado.
Desde muito cedo, o “Ti João Resende” exerceu a profissão de sapateiro, mas foi a atividade de massagista e endireita a sua grande paixão e à qual dedicou a maior parte da sua vida.
O futebol em Cucujães foi o maior beneficiário da sua atividade de massagista, tendo servido o clube, com curtos interregnos, desde o início da década de quarenta até 1986. Foram várias as gerações de jogadores do Cucujães que passaram pelas suas mãos, em cada um fazendo um amigo.
Foi um homem que sempre demonstrou uma enorme disponibilidade e interesse no desempenho da atividade de massagista, a que aliava o seu bom senso, esmerada educação e apurado sentido de humor.
Quando um jogador era sujeito a um tratamento mais doloroso, o “Ti João Resende” tinha sempre o cuidado de lançar uma das suas piadas finas, provocando o riso daquele, diminuindo-lhe a sensação de dor.
Mesmo não estando nas instalações do clube, o “Ti João Resende” estava sempre disponível para receber os jogadores do Cucujães em sua casa, a qualquer hora do dia, abandonando de imediato o que estivesse a fazer para cuidar das maleitas dos seus “meninos”.
Além dos jogadores do Cucujães, muitos foram os jogadores de clubes da região que receberam os cuidados do “Ti João Resende”, assim como muitos outros, alguns vindo de longe, que não sendo jogadores se socorriam dos seus serviços quando fraturavam ou deslocavam os ossos.
Era possuidor de uma voz doce e serena, tal como a sua personalidade, e bastante comunicativo, o que o levou a experimentar, além dos “palcos” do futebol, os palcos dos espetáculos musicais e circenses. Essa será uma faceta menos conhecida do “Ti João Resende”, mas foram vários os espetáculos musicais e circenses que apresentou, fazendo muitas amizades no meio artístico. Alguns cucujanenses ainda se recordarão das apresentações do “Ti João Resende” quando o circo “Maravilha” se instalava no Campo da Gandarinha. Também serviu o Cucujães como dirigente, integrando os órgãos sociais do clube eleitos em 1947, ocupando o cargo de vogal da Mesa da Assembleia Geral.
O seu nome, numa justa homenagem da autarquia, faz parte da 
toponímia da Vila de Cucujães, no lugar de Faria de Cima, perto da casa onde residiu.
O “Ti João Resende” não foi mais um massagista que serviu o clube, ele foi o massagista do Cucujães.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Comemorações 50 anos do 25 de abril: “A associação natural de Ferreira de Castro a essa data acontece”
25/04/2024
Comemorações 50 anos do 25 de abril: Correio de Azeméis ao lado da democracia e da liberdade há 50 anos (com fotos)
25/04/2024
Comemorações dos 50 anos em Oliveira de Azeméis do 25 de abril: as celebrações em fotos
25/04/2024
Cortejo académico saiu à rua
25/04/2024
Parque Verde de Carregosa e Parque César Guedes vão ser requalificados
25/04/2024
Nova Assembleia Municipal Jovem realiza-se no próximo dia 16 de maio
25/04/2024
Colisão fez duas vítimas em Nogueira do Cravo
24/04/2024
1ª edição de Trail em Cesar juntou 250 participantes
24/04/2024