Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Ao longo destas crónicas, salvo uma ou outra exceção, tenho escrito sobre aquelas que são as prioridades do Bloco de Esquerda para Oliveira de Azeméis no decorrer dos próximos anos. Como tal, até agora escrevi acerca da importância, para nós, de temas como a Água, a Habitação, a Saúde e a Educação, falando dos problemas concretos que assolam os e as oliveirenses, bem como algumas das propostas que temos. Hoje irei escrever acerca do último grande pilar que temos para o nosso concelho, os Transportes Públicos.

Um dos grandes problemas do nosso concelho é que ele foi pensado para o carro, criando quase uma obrigatoriedade aos nossos cidadãos de possuírem viatura própria para se deslocarem aos seus trabalhos. Esta é uma realidade perniciosa que não contribui para o desenvolvimento da nossa cidade e das suas freguesias. E isto por várias razões. Uma delas é a grave crise climática que atravessamos, e não é com a substituição do motor de combustão pelo motor elétrico que esse problema será resolvido. Obviamente que as pessoas têm uma necessidade de se deslocarem para garantir a sua própria sobrevivência, e aí temos que pensar numa forte rede de transportes públicos que sirva a totalidade da população. E temos que a pensar de várias formas. Em primeiro lugar, o Centro Coordenador de Transportes que serve Oliveira de Azeméis está completamente obsoleto e, pasme-se, a melhor ideia que o executivo teve foi uma espécie de sistema pick & go, naquele que será o renovado Mercado Municipal. Devemos estudar em conjunto um novo centro, outro local, com ligação direta à ferrovia.
Necessitamos de uma rede de transportes efetivamente pública que responda em três níveis. Um primeiro, atendendo à realidade da mobilidade dentro do concelho, com ligações efetivas entre as freguesias e o concelho, e as próprias freguesias entre si. Em segundo lugar, uma rede de transportes que ligue toda a comunidade intermunicipal em que Oliveira de Azeméis está inscrito e, por fim, ligações regulares ao Porto e Aveiro, por forma a garantir uma mobilidade séria a todos os cidadãos e não dependente do carro.

 * porta voz da Comissão Política do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Dois feridos em colisão em Nogueira do Cravo
24/04/2024
1ª edição de Trail em Cesar juntou 250 participantes
24/04/2024
Duas oliveirenses são candidatas ao Parlamento Europeu nas próximas Eleições Europeias
23/04/2024
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024