Em
Correio de Azeméis

31 Jan 2022

Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

 

Em primeiro lugar felicitar o PS pela sua vitória com maioria absoluta nas eleições do passado domingo. Em segundo lugar, assumir a derrota que este ato eleitoral trouxe ao Bloco de Esquerda, com a perda de 14 deputados, sendo dois deles os que havia eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro.
Este resultado não faz com que o Bloco de Esquerda falte aos seus compromissos com o país e com quem nele trabalha. Foi sempre esse o nosso propósito e continuará a ser. O PS conseguiu o seu objetivo com a ajuda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao ter criado uma crise política artificial e ao ter-se recusado a negociar com os partidos mais à esquerda no parlamento para a aprovação do Orçamento do Estado para 2022. Esta estratégia de António Costa resultou e temos assim a segunda maioria absoluta em Portugal do PS. Saberemos estar à altura das dificuldades tentando condicionar o PS a governar à esquerda, trabalhando para os avanços ao nível do trabalho, educação, saúde, habitação, ambiente e direitos sociais que Portugal tanto precisa.
Por outro lado, não posso deixar de notar com desilusão o crescimento da extrema direita com a eleição de 12 deputados do Chega. Aqui estaremos para lutar contra aqueles que querem destruir a nossa democracia e os avanços alcançados desde o dia 25 de Abril de 1974. Ainda que tenhamos perdido força no parlamento nestas eleições, muito devido à pressão do voto útil no PS, não viraremos as costas à luta contra aqueles que pretendem criar uma sociedade de pessoas de primeira e de segunda, contra aqueles que pretendem tudo privatizar, contra os que são racistas, xenófobos, homofóbicos. Não é pelo nosso resultado eleitoral que iremos deixar as nossas exigências pela melhoria do Serviço Nacional de Saúde, pela subida do salário mínimo, na luta pela descida das propinas até á sua extinção, pela conquista de uma sociedade mais igualitária.
A luta não se faz só no parlamento. Iremos estar, como sempre estivemos, dentro e fora, na luta toda pela liberdade e pelos direitos de todos os portugueses.
 * porta voz da Concelhia do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Cortes de água em Cesar, Fajões, Nogueira do Cravo, São Roque, Pindelo e Ossela
28/03/2024
Ansiedade será o tema da segunda conversa do ‘À Direita Com’
28/03/2024
Rui Cardoso é o próximo convidado do Rotary Club de O. Azeméis
28/03/2024
Linha do Vouga com trajeto direto ao Porto
28/03/2024
Van Zee e Nininho Vaz Maia são as duas mais recentes confirmações para o 37.20
27/03/2024
ULS Entre Douro e Vouga com nova viatura de emergência e reanimação
27/03/2024
Lançamento da primeira pedra será feito no próximo dia 06 de abril
27/03/2024
Trânsito condicionado devido ao Azeméis CUP 2024
27/03/2024