Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

O Bloco de Esquerda, na campanha para as últimas autárquicas, assumiu que a questão da água seria uma das prioridades do seu mandato na Assembleia Municipal. Assumimos esse compromisso e, como não poderia deixar de ser, aqui estamos para o cumprir. Mantemos também a nossa opinião de que a água é um bem essencial para a população e, dessa forma, a sua gestão deve estar na esfera pública. 
A Indaqua continua a ter lucros bastante elevados, enquanto os oliveirenses vêem as suas faturas sempre a aumentar, tendo o executivo municipal antecipado pagamentos à concessionária que se vieram depois a refletir no pagamento da conta da água. Não estando por parte do executivo municipal em cima da mesa a revogação do contrato com a Indaqua, este deveria tomar algumas medidas que aliviassem os bolsos dos oliveirenses na hora de pagar a fatura da água. Assim, consideramos que o aumento da taxa paga sobre o saneamento, bem como o aumento verificado em 2020, de 9,4% no tarifário da água sejam revogados e que estes valores sejam acomodados por parte da Câmara Municipal no orçamento. Da mesma forma, consideramos que se deve promover uma alteração ao Nº1 da cláusula 68º dos Tarifários Especiais, revogando o valor atual da retribuição mínima garantida que está indexada ao salário mínimo nacional, e passar a indexar esse valor ao limiar da pobreza, que se encontra nos 540 euros.
Estas medidas, tomadas no seu conjunto, iriam fazer com que o valor real das faturas a serem pagas pelos oliveirenses diminuíssem de forma considerável, não existindo o verdadeiro assalto que se verifica com as tarifas que se encontram atualmente em vigor.
Aqui estaremos para fazer parte da solução quando se trata do bem estar dos oliveirenses, e sempre procurando intervir no sentido da melhoria das condições de vida das nossas pessoas. O Bloco de Esquerda aqui estará na luta para que a água seja um bem de todos, e não um elemento que engorda alguns à custa do trabalho de tantos outros.
 * Porta voz da Comissão Política Concelhia do BE

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Escola de Dança Diana Rocha na final mundial do 'All Dance International'
17/04/2024
Caminhada promovida pela câmara em São Martinho da Gândara
17/04/2024
'1º Cesar Trail' realiza-se no próximo dia 21 de abril
17/04/2024
Encontro de Costura Solidária em Cucujães
17/04/2024
Villa Cesari é vice-campeã distrital
17/04/2024
ENTOAZ com mais um espetáculo
17/04/2024
Natação da Oliveirense ao mais alto nível nacional
17/04/2024
Coletivo XXII cria associação e quer legalizar a claque de apoio à Oliveirense
17/04/2024