Trabalhar Para Mudar

Bloco de Esquerda

Diogo Barbosa *

Há duas semanas escrevia neste espaço acerca do problema da inflação e da perda real de salários por parte dos portugueses. Hoje volto a esse tema pois o Banco Central Europeu (BCE), na sua última reunião, chegou a algumas conclusões que me parecem apenas reforçar o que o Bloco de Esquerda tem vindo a defender.

Ora, sempre ouvimos dizer, por parte da direita portuguesa, que o aumento dos salários iria conduzir automaticamente a um aumento dos preços, basta lembrarmo-nos do governo conduzido por Passos Coelho. A conclusão do BCE, por outro lado, é a de que são sobretudo os aumentos das margens de lucro das empresas que “alimentam” a inflação. Lembrar também que aqui já dissemos que o trabalho de fiscalização, sobretudo nos setores do retalho, iriam revelar que as empresas estão a lucrar mais uma vez com a crise que as pessoas atravessam. Também o FMI, instituição que contribuiu para uma crise de quase 10 anos no nosso país, diz que ao passo que os salários reais caem na generalidade dos países ocidentais, as margens de lucro das empresas aumentam. 
A situação que o país atravessa é bastante delicada e, a continuar neste rumo, só tem tendência para piorar. Mas o povo não dorme. Ainda este fim de semana aconteceu a manifestação “Casa Para Viver” em seis cidades do país, contestando que a solução do governo para o problema da habitação seja basicamente isentar os proprietários de algumas taxas, e dar uma ajuda a quem tenha dificuldades em pagar o seu empréstimo ou renda, o que acaba por ser contraproducente pois estas medidas não garantem que o resultado final seja a diminuição dos valores dos imóveis disponíveis para arrendamento. As pessoas não precisam da esmola do governo para conseguirem pagar as suas casas, precisam de salários dignos, precisam de condições de trabalho que lhes permitam ter uma vida digna, e isso não acontece. Uma esmola, como os 125€ do ano passado dão para as migalhas, mas não resolvem os problemas que o país atravessa.
* porta-voz da Concelhia  do BE 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024