Turma da Bola celebra meio século de “bons momentos”

Freguesias Travanca

Presidente e vogal contaram à Azeméis TV/FM alguns dos melhores momentos destes 50 anos

No sábado, 14 de maio, a Turma da Bola vai festejar meio século de atividade e promete muita animação e boa disposição. Nesse sentido, o presidente, Santiago Martins, e o vogal, António Santiago, estiveram nos estúdios da Azeméis TV/FM contar todos os pormenores dessa festa e alguns dos melhores momentos destas cinco décadas.

Meio século de atividade e os festejos
“Completamos 50 anos de muito trabalho, momentos muito bons, mas fazendo o balanço achamos que este meio século foi extremamente produtivo, aliciante, sinónimo de companheirismo (…). É difícil quando lá entramos, primeiro estranhamos, mas depois entranhamos. Portanto, pretendemos no próximo dia 14 de maio, comemorar o nosso aniversário. Temos um programa simples para que se assinale esse meio século, vai ser um dia preenchido de convívio (…) a nossa intenção é ter todos aqueles que de uma forma ou de outra já foram integrantes da Turma da Bola. Vamos ter porco no espeto, ao longo dia. Ao final da tarde, por volta das 18h30, rezamos uma missa na Igreja Matriz de Travanca, pela alma de todos aqueles que já faleceram, e no final fazer a deposição do ramo de flores nas respetivas sepulturas. (…) O porco no espeto é à disposição de toda a gente e as bebidas também serão à disposição de todos.”

O passeio da Turma da Bola 
“Nós conseguimos trazer para a associação as respetivas famílias, é evidente que cada vez que nós temos um programa que exige um pouco mais de dedicação, nós temos lá as nossas mulheres connosco. O passeio da Turma da Bola, que fazemos anualmente, este ano será no planalto mirandês, em Miranda do Douro, no dia 21 e 22 de maio, e como é óbvio elas vão nos acompanhar.”
  
A constituição do grupo
“Eu tinha 18 anos quando fundamos a Turma da Bola, arranjamos uma equipa de futebol que se chamava ‘Juventa’, era o diminutivo de ‘Juventude Travanquense’, a nossa primeira deslocação a sério enquanto grupo, foi em Milheirós de Poiares, num convívio que fizemos com uma associação semelhante de lá, no dia 14 de maio de 1972, e foi a primeira vez que nos juntamos pela primeira vez como grupo a sério.” 

Sintético novo para voltar com os torneios
“A pandemia interrompeu a atividade do futebol, mas temos falado com a presidente da união de freguesias, que nos disse que quer renovar o sintético que está completamente desgastado, não podemos organizar nenhum tipo de torneio com aquele piso, envolve alguns riscos para quem lá joga. Nós fazíamos lá torneios com 30 equipas, de todo o concelho. Começávamos em abril e era até julho.”
Santiago Martins, presidente da Turma da Bola  

A primeira sede
“Quando eles tinham os torneios eu pegava na motorizada e ia para todo o lado ver os torneios. Quando nós abrimos a primeira sede eu entrei nessa altura, há cerca de 30 anos. Ainda nem era uma sede oficial, a primeira sede foi em casa do pai do Santiago (…).”
António Santiago, vogal da Turma da Bola 
 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
UDO/Cerciaz Padel apresentou equipa feminina
21/05/2022
UD Oliveirense é entidade formadora de 4 estrelas
20/05/2022
Jovens que sequestraram homem obrigadas a voltar ao CAF Pinto de Carvalho
20/05/2022
Alunos do CENFIM com título nacional
20/05/2022
Centro de Vacinação de Oliveira de Azeméis tem novo horário
20/05/2022
CD Loureiro é Entidade Formadora 3 estrelas
20/05/2022
Sete atletas individuais recebem apoio da câmara municipal
19/05/2022
UDO/Cerciaz Padel apresentou equipa masculina de +45
19/05/2022
PUB
PUB