Via do Sudoeste: autarquia procura alternativas

Destaques Concelho

Abandonado o troço mais a sul

A 04 de novembro 2021 foi aprovada a segunda alteração ao Plano de Urbanização, que abandona a “construção do troço mais a sul da Via do Sudoeste”. No entanto, em declarações ao Correio de Azeméis, a autarquia oliveirense diz estar a estudar possíveis propostas que sejam mais vantajosas, mas que sirvam, igualmente “bem” a Área de Acolhimento Empresarial de Ul/ Loureiro.

Assim, relativamente à rede viária, o Plano de Urbanização diz: “O traçado da Rede Viária na área de intervenção do Plano mantém-se, à exceção do troço da Via Sudoeste, paralelo à via que delimita a Zona Industrial a Poente, por não se justificar a duplicação que este investimento implicaria”. 
Este troço mais a sul da Via do Sudoeste, prevista no PUZIL 2009, previa, a ligação da ZI ao nó de Contumil da EN224, na Rua Cónego Pires Valente. Agora, ficou sem efeito. 
O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, refere que estão a ser estudadas duas propostas alternativas. “Estão a ser estudadas soluções que garantam uma ligação mais direta à EN224, permitindo a utilização do pontão existente a sul da AAE de Ul/Loureiro”, referiu Joaquim Jorge, em declarações ao Correio de Azeméis. 
“A solução que defendemos privilegia a passagem superior sobre a variante e que em simultâneo possibilita a ligação à futura expansão da AAE para sul, e não tem as mesmas implicações negativas na convivência com a zona residencial, e que não implica a demolição de habitações”, acrescentou. Joaquim Jorge referiu ainda que esta supressão de um troço “duplicado” e a “nova localização do acesso à EN224”, “não coloca em causa todas as outras respostas que a via do Sudoeste pretende assegurar”, neste caso a ligação direta das freguesias do Sudoeste do concelho a Oliveira de Azeméis. 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
4º Encontro de Troca Plantas e Sementes
22/04/2024
Feirinha do Dia da Mãe na Comossela
22/04/2024
Faleceu o Professor Manuel Paiva a caminho dos 102 anos
22/04/2024
‘RJ Salão de Cabeleireiro e Estética’ apresenta-se de cara renovada
22/04/2024
Iniciou o projeto para a nova Casa Pastoral de Fajões
22/04/2024
800 pessoas coloriram as ruas de Cucujães
22/04/2024
Confraria das Papas de S. Miguel celebrou a Primavera
22/04/2024
TeMA conheceu ‘A História da Dança’
22/04/2024