Violência doméstica “envergonha” o concelho

Destaques Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal

MULHERES CONTINUAM A GANHAR MENOS DO QUE OS HOMENS

Motivada por uma análise ao diagnóstico realizado para elaboração do terceiro plano municipal para a igualdade em Oliveira de Azeméis, Carla Rodrigues (PSD) alertou para os números da violência doméstica que “envergonham” o concelho e, também, para as disparidades salariais entre sexos.

Segundo a vereadora, os casos de violência doméstica assumem, em Oliveira de Azeméis, números muito elevados, e apresentam uma “tendência crescente”. Carla Rodrigues (PSD) questionou qual a estratégia do município para combater e prevenir esta prática e retirar o concelho do “mapa negro da violência doméstica”. Para além disso, segundo a vereadora, as mulheres oliveirenses continuam a ganhar menos do que os homens. “Em Oliveira de Azeméis, as mulheres abandonam menos a escola do que os homens, tal como no resto país, mas depois surge este paradoxo de ganharem muito menos do que eles”, referiu Carla Rodrigues (PSD). Para a social democrata não existe “igualdade do emprego”, pelo que, apesar de a câmara não puder atuar diretamente, deve fazer um “trabalho de sensibilização” de combate ao problema. 
O presidente do executivo, Joaquim Jorge, confirmou a realidade do concelho, que tem “problemas muito sérios” ao nível da violência doméstica. “Somos um dos piores concelhos do distrito”, lamentou o edil oliveirense. Para o presidente, deve existir uma “formação e capacitação” dos indivíduos para erradicar um problema que só se resolverá quando o concelho se desenvolver neste sentido. “São necessárias política públicas assertivas, no domínio da educação e da ação social”, concluiu.  
Relativamente às disparidades salariais entre homens e mulheres, Joaquim Jorge, concordou, mas considerou que o caminho para a igualdade está a ser percorrido.  “É evidente que temos disparidade salarial, mas, felizmente, hoje temos a mulher no mundo do trabalho e presente em todas as dimensões da vida societária com respeito e dignidade. É isso que acontece em Oliveira de Azeméis”, considerou o edil. 

 

Obras do parque de lazer e inclusivo já arrancaram 
Depois de um longo período, as obras do parque de lazer e inclusivo, no terreno adquirido pela autarquia entre a Escola Fonte Joana e a Escola Soares Basto, já arrancaram. O objetivo é “criar um conjunto de respostas a diferentes faixas etárias”, com especial atenção para as crianças, uma vez que o parque se localiza numa zona escolar, e, sobretudo, para pessoas com “mobilidade condicionada”. 

Rua Central de Cesar vai ter nova postura de trânsito
Depois de vários pedidos dos munícipes, a Rua Central de Cesar, num estacionamento em frente ao condomínio da Srª da Graça, vai ter uma nova postura de trânsito. Assim, com o objetivo de “regular o trânsito”, vão ser instalados um sinal de sentido obrigatório e um sinal sentido proibido. 

Executivo vai começar a discutir as uniões de freguesias
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis de conta de que vai dar início a uma “discussão serena, ponderada e responsável” sobre a reorganização administrativa do território. A reunião já está agendada com os presidentes de junta, e visa, sobretudo, discutir a “desagregação”, ou não, das freguesias. “Vamos procurar fazer uma reflexão e dar uma pequena formação sobre o que está em causa, explicando os critérios que têm de ser reunidos para que as juntas de freguesia possam desagregar-se, caso seja essa a sua vontade”, referiu o edil oliveirense. “O objetivo é termos um processo que resulte da vontade da população”, acrescentou. 

Escolas do concelho sem distribuição de fruta há mais de três semanas
A vereadora Carla Rodrigues (PSD) alertou para a falta de fruta escolar nas instituições de ensino do concelho, problemática que tem sido levantada por vários agrupamentos. Chamado a intervir, Rui Luzes Cabral confirmou que a última entrega de fruta escolar aconteceu no dia 21 de março, e justificou: “Houve um problema com o concurso que estava a decorrer e um cálculo errado nas entregas desse procedimento. Isto levou a que tivéssemos de abrir um novo procedimento, e não foi possível fazê-lo no imediato”. O vereador acredita que logo depois das férias da Páscoa, o serviço seja reposto com normalidade. 

A PALAVRA DOS CIDADÃOS
“Não consigo dormir com o barulho que a fábrica faz”
O munícipe José Costa marcou presença na reunião do executivo para dar a conhecer um problema com que se tem deparado. O cidadão queixa-se de fumos libertados por uma fábrica situada na Zona Industrial de Nogueira do Cravo e do barulho que emite e que o “impede de dormir”. José Costa alertou, ainda, para o dano ambiental que o mesmo assunto está a causar, através dos gases que liberta. O presidente do executivo, Joaquim Jorge, garantiu que irá transmitir a situação e proceder à “fiscalização” necessária, para que a empresa cumpra as “obrigações legais” nesse sentido. 

João Rebelo Martins expõe problemas na Rua 25 de abril
Como morador da Rua 25 de Abril, no centro de Oliveira de Azeméis, João Rebelo Martins, alertou para alguns problemas de uma das zonas mais movimentadas da cidade. Depois da última intervenção, em 2016, as “marcas da estrada” e os “pilaretes” já desapareceram, pelo que a situação tem suscitado “acidentes” motivados pelo excesso de velocidade que a falta de sinalização alimenta. Joaquim Jorge respondeu referindo que “faz sentido” reavivar as marcações.  Para além disso, João Rebelo Martins falou da mudança de local dos ecopontos de uma zona da rua com erca de 35 fogos habitacionais, para uma zona com apenas 10. “Os ecopontos estão constantemente vazios, e o contentor do lixo orgânico está cheio e, muitas vezes, com lixo que devia ser reciclado”, explicou.  O edil oliveirense referiu que estão a ser estudadas soluções que permitam “mais armazenamento”, nomeadamente a contentorização enterrada. 

Partilhar nas redes sociais

PUB
Últimas Notícias
DIRETO > CARNAVAL DE VERÃO EM PINDELO
26/06/2022
João Paredes despede-se da Oliveirense e ruma ao Feirense
25/06/2022
CONCERTO DA BANDA MUSICAL DE FAJÕES COM 'VOZES DA RÁDIO'
25/06/2022
Maga e Miguel Pinheiro são reforços na Oliveirense
25/06/2022
Daniel Dias é vice-campeão nacional de Contrarrelógio
24/06/2022
Marcelo Marques vai continuar na Oliveirense
24/06/2022
Na área de acolhimento empresarial Ul/Loureiro
23/06/2022
André Martins é o novo treinador do Futsal de Azeméis
23/06/2022
PUB
PUB