Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Na semana passada, na reunião da Assembleia Municipal, discutimos o Relatório da Comissão de Acompanhamento da Concessão da Gestão das Redes de Água e Saneamento, ou, de forma mais simples, a concessão à Indaqua. Na verdade, não foi uma discussão, porque os 4 partidos da oposição nada disseram, remetendo-se ao silêncio num assunto desta dimensão. Uns, acredito, por desconhecimento de matérias complexas. Os outros, certamente, pela pesada herança que o relatório vem reconhecer. De ambos, não deixa de ser um silêncio sintomático.
A cobertura de redes de água e saneamento tem sido uma das questões mais prementes no concelho. É tão mais premente quando pensamos que, já bem entrados na terceira década do século XXI, esta é ainda uma matéria que nos ocupa tempo, esforço e muitos recursos. Tem uma consequência tal e um impacto de tal forma brutal, que parte das matérias mais reclamadas, e bem, pelos oliveirenses, com ela se relaciona. Por exemplo, os impactos na rede viária – a que é esventrada, a que é reparada e a que não o é à espera de rede – tem um efeito devastador. Outro exemplo é o seu impacto nos rios que nos atravessam e que em 2021 tanto deu que falar. Isto para já não falar dos custos que esta opção trouxe aos munícipes e que em 2020 foi um assunto central.
Hoje confirma-se de facto que a concessão não previa aumento de rede e que só a partir de 2018 inicámos um caminho sério para resolver este assunto. De facto, no final de 2021, a cobertura da rede de água atingiu mais de 82% e a da rede de saneamento com tratamento quase 55%.
Não importa, politicamente, ter tido razão. É mesmo daquelas matérias em que mais valia não ter. Com a rede viária a sofrer profundamente este impacto, com as velhas ETARs a precisar também de requalificação de milhões, este continua a ser um dos assuntos mais sérios que temos. Porque a verdade continua a ser uma: já temos 55% de saneamento tratado, mas bem poderíamos dizer ainda só temos 55%.  
  * Presidente da Comissão Política Concelhia  do PS

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Macieirense João Almeida é o 5º melhor do país nos 10 mil metros
31/03/2023
Encontrado sem vida homem desaparecido em Cucujães
31/03/2023
ARIEL JÁ VOLTOU PARA CASA!
30/03/2023
67º aniversário das Ceifeiras de S. Martinho de Fajões
30/03/2023
Autoridades e amigos procuram homem desaparecido em Cucujães
30/03/2023
Macieira de Sarnes quer Zona Industrial
29/03/2023
Oliveira de Azeméis irá receber encontro das indústrias metalúrgica e metalomecânica
29/03/2023
‘Festa da Primavera’ chegou a Ossela
29/03/2023
PUB