Visão de Futuro

PS

Bruno Aragão *

Inicia mais um ano letivo. Milhares de crianças e jovens retornam às escolas, centenas de professores e funcionários preparam essa receção e muitos pais, alguns pela primeira vez, iniciam a rotinas escolares, numa conciliação sempre difícil entre escola, trabalho e as atividades dos miúdos.

Muitos Municípios fizeram, nas duas últimas décadas sobretudo, uma forte aposta na educação e nas escolas. Investiram nos seus equipamentos escolares e garantiram as melhores condições a quem ensina, a quem aprende, mas também aos pais, que sentem e apreciam essa qualidade.
Curiosamente, em Oliveira de Azeméis, este tem sido um tema recorrente e, há cerca de um ano, talvez pela campanha eleitoral, foi-o mais ainda. E foi um tema recorrente pela razão simples e triste: o nosso parque escolar chegou a um estado de degradação absolutamente confrangedor. O que é espantoso é que os responsáveis por isso, aqueles que sempre negaram os problemas, falam hoje como se este problema fosse novo. Infelizmente não é. 
Mas há uma coisa nova, que é a aposta efetiva da Autarquia neste domínio, a começar pela requalificação das escolas. E já não valerá a pena falar na Escola de Cucujães, entretanto requalificada, ou na Escola de Fajões, em requalificação. Mas vale falar das escolas e jardins de infância que estão a ser requalificados e daqueles que o serão agora. Dou, a título de exemplo, a Escola de Macieira de Sarnes, que esperava há anos e anos por uma intervenção. A juntar ao que já se conseguiu requalificar, teremos agora mais 4 escolas requalificadas, no valor de 1,5 milhões de euros. 
Porque importam os debates políticos nestas coisas. A nossa oposição é mesmo a realidade. E a necessidade de requalificar tantas escolas ilustra bem onde estávamos em 2017 e mostra bem onde queremos estar nos próximos anos. É mesmo este o caminho certo e ainda temos muito que andar.
* Presidente da Comissão políticado ps de Oliveira de Azeméis

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Fábrica de calçado parcialmente destruída por incêndio
19/04/2024
SC Bustelo certificado com Bandeira da Ética
18/04/2024
Assembleia Extraordinária no TeMA vai assinalar os 50 anos do 25 de abril
18/04/2024
16º Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro não se vai realizar este ano
18/04/2024
Dia Mundial das Artes na USOA
18/04/2024
Banda de Música de P.Bemposta apresenta a próxima época
18/04/2024
Escola de Dança Diana Rocha na final mundial do 'All Dance International'
17/04/2024
Caminhada promovida pela câmara em São Martinho da Gândara
17/04/2024