Em
Correio de Azeméis

28 Feb 2023

Visão de futuro

PS

Bruno Aragão *

Há realidades que nos parecem distantes. E quanto maiores nos parecem os números que as caracterizam, mas afastadas nos parecem das preocupações quotidianas.

Daniel Kahneman e Amos Tversky, considerados os pais da Economia Comportamental, definiram-no muito bem, em 1971, no que ficou conhecido como a Lei dos Pequenos Números. Na verdade, não é uma lei, é uma forma do nosso cérebro processar informação. De maneira simples, significa que tendemos a confiar e tirar conclusões de informações com poucos dados. Entre outras coisas, porque o nosso cérebro não é um grande estatístico e porque, os grandes números, são mais difíceis de lidar.
Li sobre isto há uns tempos, num livro com um título curioso (“Pensar, depressa e devagar), do Daniel Kahneman, Prémio Nobel da Economia. E há uns dias, recordei-me disto a propósito do Plano de Resolução e Resiliência, de que já estamos um pouco cansamos de ouvir. Parece-nos demasiado distante, grandes números muito afastados do nosso dia-a-dia. Porém, esses grandes números de milhões, à medida que se vão distribuindo, tornam-se mais compreensíveis e mais próximos. 
No PRR, quando começamos a tornar os números mais simples, percebemos, por exemplo, que Oliveira de Azeméis surge, no país, como um dos concelhos com maior valor de financiamento já atribuído. Esse valor, de mais de 115 milhões de euros, tem como projeto mais valioso a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial no Sector das Duas Rodas. Parece novamente uma coisa muito distante, mas que se torna próxima de nós quando percebemos que o seu objetivo é apresentar 58 novos produtos, reduzir em 31% as emissões de CO2 e criar 1114 novos postos de trabalho. E o mais fundamental: continuar a fazer de Oliveira de Azeméis uma das capitais deste sector. E isso influencia a vida de muitas empresas, de muitos trabalhadores, de muitos empregos, de muitas famílias, de muitas pessoas, de muito comércio. Parece distante, mas está aqui bem perto. 
  
  * Presidente da Comissão Política Concelhia 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024
António Aguiar vai-se recandidatar a presidente da Banda de Música de Carregosa
25/04/2024