Visão de Futuro

PS

Bruno Aragão *

Quando, em 2017, propusemos um novo projeto para o concelho de Oliveira de Azeméis, tínhamos duas coisas por certo. A primeira tinha a ver com o tempo necessário para transformar o concelho. Boas decisões, mais estruturais, demoram tempo a executar e a fazer-se sentir. A segunda tinha a ver com as dimensões desse projeto. Estamos hoje ainda mais convictos de que o sucesso do concelho depende da capacidade de fixar pessoas (Viver), da capacidade de potenciar as condições económicas (Investir) e da capacidade de criar condições para quem aqui trabalha (Trabalhar).

Acontece que as três dimensões – Viver, Investir e Trabalhar – são interdependentes. Por outras palavras, quanto mais apostarmos em cada uma delas, mais reforçamos as outras. Mas se fragilizarmos uma, prejudicamos as outras. O Congresso da Indústria de Moldes é um exemplo desta relação.
Poderíamos dizer que foi importante por ser a primeira vez que se realizou em Oliveira de Azeméis, um dos concelhos mais relevantes nesta área. Poderíamos dizer que bateu recorde de participação, o que mostra a centralidade do sector, a sua importância no país e no concelho. Poderíamos dizer, como lembrou João Faustino, Presidente da Associação Nacional da Indústria de Moldes, que sem um equipamento como o Teatro Municipal, agora requalificado, dificilmente teríamos as condições ideais para acolher o evento. Tudo isto é verdade e tudo isto importa. 
Há uma coisa que para nós tem bastante mais valor. É a dimensão estrutural do que está a acontecer no concelho. A possibilidade de acolher um evento destes, num concelho que tem como marca a sua capacidade industrial, enquanto reforçamos a imagem de inovação dos nossos próprios equipamentos, que recuperamos as zonas industriais ou que criamos incentivos ao empreendedorismo ou bolsas de estudo, é o sinal da transformação que se começa a sentir. Continuaremos a precisar de tempo e esforço, de não desistir, de insistir, mas este é mesmo o caminho certo.
   * Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Família socialista reuniu-se para celebrar abril
26/04/2024
Miguel Gonçalves vai estar na USOA
26/04/2024
Iniciou a campanha de esterilização de animais de companhia de 2024
26/04/2024
Caminhada no Parque Molinológico de Ul no dia 01 de maio
26/04/2024
Exposição 'Máquinas de Costura Centenárias' na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis
26/04/2024
Banda Musical de Fajões no II Festival de Filarmonia D'Ouro
26/04/2024
ACREV vai organizar Noite de Fados
26/04/2024
Centenas de fajonenses afluíram ao Monte de São Marcos. Veja as fotos da grande festa
25/04/2024